Importante espaço de incentivo à leitura, a Biblioteca do Master é um dos ambientes mais utilizados pelos estudantes que desejam consultar livros, ou mesmo de um ambiente mais tranquilo e silencioso para estudar.
Além da movimentação diária de estudantes, a biblioteca também recebe, ao longo do ano, visitas de turmas, além de projetos específicos, todos voltados para o destaque do espaço e da importância dos livros.
O primeiro deles, neste ano letivo de 2022, aconteceu entre os dias 31 de janeiro e 04 de fevereiro, quando as turmas do Fundamental I participaram de uma visita guiada. A ação acontece todos os anos, sob orientação da bibliotecária do Infantil e Fundamental I do Master, Mônica Santos, em parceria com a Sala de Leitura, que tem Luciana Celi como professora.

Visita Guiada

Durante a aula, os alunos são informados sobre as atividades que são desenvolvidas na Biblioteca e na Sala de leitura, como também conhecem o espaço, os serviços oferecidos e a importância, tanto da biblioteca, como também do profissional bibliotecário para a formação de alunos leitores.
“Todo início de ano letivo acontece a 1ª visita guiada à biblioteca. Uma ação realizada sob a orientação da professora Luciana e da Bibliotecária Mônica e tem como principal objetivo fazer os alunos conhecerem o espaço, o acervo e os serviços oferecidos pela Biblioteca”, explicou Mônica.
Ela informa ainda que, semanalmente, as turmas do 2° ao 5° ano têm acesso ao acervo e realizam o serviço de empréstimo, supervisionadas pela professora polivalente. Além disso, ao longo do ano, outras ações acontecem, a exemplo da Semana da Leitura, em abril, que reúne uma programação diversificada para celebrar o Dia Nacional do Livro Infantil.

Sala de Leitura

A cada trimestre, também são realizadas aulas da professora Luciana no espaço da biblioteca em parceria com a bibliotecária, para trabalhar as leituras que os alunos fazem semanalmente através de pequenos questionários, visando sempre estimular o hábito e o prazer de ler.
“O objetivo é mesmo contribuir para a formação de leitores críticos e participativos. As ações favorecem e inserem esses estudantes, cada vez mais, no universo da leitura. A leitura coloca-os em movimento, essa é a força incrível do livro. Eles descobrem lugares, visitam personagens, viajam sem sair do lugar”, explica a professora da Sala de Leitura.
No ambiente, voltado aos estudantes do Fundamental I, diversas outras ações são realizadas, todas com o objetivo de criar e estimular o hábito da leitura, ainda cedo, nos pequenos estudantes.
“Temos diversas atividades específicas, a exemplo da ‘Leiturices e Invencionices Literárias’, além das parcerias com outros profissionais, inserindo a leitura em sala de aula, no Xadrez, na Cozinha Experimental, enfim, nos mais variados ambientes da escola”, complementou Luciana Celi.
Confira os registros da visita guiada dos estudantes do Fundamental I!