A biblioteca Maria Conceição Hora Carvalho, do Ensino Médio, recebeu neste mês de maio uma seção com exemplares de livros do programa Educação para as Relações Étnico-raciais (ERER).
No total, são 12 novos livros de autores negros inicialmente introduzidos na biblioteca, com objetivo de atender aos pilares do projeto dentro do ambiente escolar, que visa promover o reconhecimento da diversidade, valorização das diferenças e o fortalecimento da memória histórica brasileira, por exemplo.
“Achamos importante levar esse conhecimento à comunidade escolar, uma maior diversidade de leitura não só de autores negros, mas também sobre o que o autor negro trata. Livros que tratam a parte histórica, identidade, valor, atitudes, então são exemplares que passam por várias temáticas e vieses desse trabalho antirracista que está sendo feito”, explicou a responsável pelo ERER no Master, Thiara Meneses.
Os exemplares que constam na biblioteca são: ‘Um Defeito de Cor’ (Ana Maria Gonçalves), ‘Quarto de Despejo’ (Maria Carolina de Jesus), ‘Racismo, sexismo e desigualdade social no Brasil’ (Sueli Carneiro), ‘Tornar-se negro’ (Neusa Santos Souza), ‘Uma história feita mãos negras’ (Beatriz Nascimento), ‘Por um feminismo afro-latino-americano’ (Lélia Gonzalez), ‘Tudo sobre o amor; novas perspectivas’ (Bell Hooks), ‘E eu não sou uma mulher’ (Bell Hooks), ‘Eu sei por que o pássaro canta na gaiola’ (Maya Angelou), ‘Pequeno Manual Antirracista’ (Djamila Ribeiro), ‘Quem tem medo do feminismo negro’ (Djamila Ribeiro) e ‘Na minha pele’, de Lázaro Ramos.
Visite a seção do ERER na biblioteca do Ensino Médio do Master!