Desde o último dia 17, a rotina de aulas, atividades de classe e lições de casa deu lugar à maratona de descanso, viagens e muita diversão para os nossos alunos que, até o dia 18 de julho, curtem as tão merecidas – e sonhadas – férias escolares. E como estar longe da escola não significa abrir mão de atividades que envolvam uma boa dose de conhecimento, garimpamos uma lista de dicas espertas para quem curte dedicar um pedacinho do recesso à leitura e ao bom e velho cinema em casa. Espie só!

# Para os papais da turminha ainda não alfabetizada, a dica é escolher títulos bem ilustrados, que sejam pra lá de convidativos para os pequenos, e que contenham histórias de fácil compreensão para a petizada.

Além dos tradicionais contos de fadas, que tal apostar também em histórias que retratam os nossos personagens prediletos em histórias pra lá de divertidas, como “Até as princesas soltam pum”, de Illan Brenman? Os pequenos vão adorar saber que as princesas são mais humanas do que se imagina!
Outros títulos sugeridos para a turminha:
“Como começa?”, de Sílvia Tavano;
“365 pinguins”, de Jean-Luc Fromental e
“Gildo”, de Silvana Rando.
Na telinha:
“O menino e o mundo”, “Turma da Mônica – Uma aventura no Tempo”, “O bom dinossauro” aliam histórias divertidas – e inspiradoras – a uma experiência estética inesquecível para a turminha.

# Para meninos e meninas de 8 a 13 anos, que tal aproveitar o recesso e iniciar ou concluir uma maratona literária da sua série preferida? Entre as mais indicadas – e consumidas pela turma – estão os “Diários de um banana”, “Harry Potter”, “Percy Jackson”, “Divergente”. Opções não faltam! Em meio à narrativa fantasiosa e pra lá de atrativa, os títulos trazem reflexões e conceitos importantes, como a lealdade e a amizade.

Outros títulos sugeridos:
“Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll;
“As aventuras de Tom Sawyer”, de Mark Twain;
“Noções de coisas”, de Darcy Ribeiro.
Na telinha:
“Eu e meu guarda-chuva”, “O menino no espelho” e “Meu pé de laranja-lima” são ótimas opções do cinema nacional que abordam a amizade, a superação dos medos e outros temas pertinentes a esta faixa etária de forma lúdica e divertida.

# Para os adolescentes, a nossa dica é apostar nas sugestões elencadas pela revista Educar para Crescer. Juntos, Moacyr Scliar, José Mindlin, entre outros, escolheram títulos que consideram importantes não apenas para a formação dos estudantes do Ensino Médio, mas também, os que fazem qualquer pessoa tomar gosto pela leitura. Ideais para as tardes de férias!
Títulos sugeridos para a turma:
“O Apanhador nos Campos de Centeio”, de Jd. Salinger;
“Capitães da Areia”, de Jorge Amado e
“Feras de Lugar Nenhum”, de Uzodinma Iweala.
A lista completa da Educar para Crescer, você confere aqui: http://abr.ai/1nOKq9x .
Na telinha:
“As vantagens de ser invisível”, “Hoje eu quero voltar sozinho” e “O sorriso de Monalisa”. A produção norte-americana de 2003 aborda o feminismo na sociedade machista dos EUA na década de 1950. Protagonista do filme, Julia Roberts vive uma professora inconformada que tenta ensinar às suas alunas a importância da emancipação feminina.

E aí, curtiu as nossas dicas? Então reúna a turma, convoque uma expedição à livraria, aperte o play na sessão de férias e boa diversão!