Implantado para as turmas das primeiras séries do Ensino Médio desde o início deste ano de 2022, o Projeto Sergipanidade traz como objetivo apresentar aos jovens os elementos culturais e históricos do estado de Sergipe, com objetivo de difundir a história do estado e sua importância.
O Projeto Sergipanidade se trata de uma disciplina eletiva, proposta a partir das Competências Específicas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas para o Ensino Médio, sugeridas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que sugere a análise de diversos processos, em diferentes tempos e lugares, como forma de fomentar a compreensão e o posicionamento crítico baseados em argumentos e fontes de natureza científica.

“Foi uma disciplina pensada por mim e pelo coordenador Peixoto. A partir de um encontro mensal, trabalhamos o processo da Sergipanidade entre os alunos, para que eles possam reconhecer suas raízes, suas identidades, os patrimônios culturais do estado e para mostrar a importância de ser sergipano”, destacou o professor de História do Master Digital e da disciplina de Sergipanidade, Jairton Rodrigues.

Composta por atividades teóricas e práticas, o projeto visa, ao longo do ano, trabalhar as temáticas da História de Sergipe no período colonial aos dias de hoje, além de falar sobre outros elementos relacionados à cultura do estado. Para isso, atividades como produção de curta-metragem e realização de uma exposição serão realizadas no segundo semestre.

Na última semana, os alunos contaram com a visita do cordelista Chiquinho Além-Mar, para entenderem mais sobre a história e a cultura do estado por meio do cordel. De acordo com o professor responsável, ao longo dos próximos encontros eles também receberão visitas de escritores e cineastas sergipanos, por exemplo.

Confira os cliques da última aula do projeto e acompanhe as próximas ações aqui no nosso site!