Durante o período em que as aulas estão sendo realizadas online, um dos desafios para educadores tem sido o ensino ao público infantil. Entretanto, com a metodologia diferenciada e muito empenho profissional, a criançada do Colégio Master está mostrando uma realidade diferente.
Diariamente, os alunos da Educação Infantil acompanham, através das plataformas de transmissão ao vivo utilizadas pela escola, as aulas e atividades mostradas pelos professores. Com os olhos vidrados na telinha, as crianças executam atentamente as tarefas passadas pelos tios e tias. São desenhos, pinturas, atividades manuais, colagens, entre diversas outras maneiras de estimular o desenvolvimento e seguir o cronograma de aprendizado.
O professor de Artes, Rogers Nascimento, reforça a importância de trabalhar a arte na educação infantil para o crescimento e desenvolvimento das habilidades dos alunos. “A arte é uma das primeiras expressões do indivíduo, por isso é fundamental trabalhar isso com a primeira infância. A arte, na formação da criança, está atrelada ao desenvolvimento da linguagem, da capacidade de interpretação, da criatividade, e até mesmo ao fato de saber lidar com as próprias emoções”, explica.
Mesmo não estando fisicamente nas salas de aula do colégio, todas as atividades podem ser realizadas com eficácia apenas com materiais disponíveis em casa e o auxílio dos familiares. Para Rogers, o desempenho e evolução dos pequenos tem se mostrado bastante proveitoso.
“Não importa se é lápis, giz de cera, tinta, ou em uma folha sulfite, cartolina ou mesmo um papelão. O fato é que desenhar impulsiona o desenvolvimento cognitivo e expressivo da criança. Eu pude ver o desenvolvimento de muitos alunos, durante esses meses em casa, realizando as atividades propostas. Agora, os pais estão acompanhando esse processo de ensino-aprendizagem. Nós, professores, participamos como mediadores do processo, e o resultado tem sido muito positivo”, pondera.