Que tal aliar desafio, criatividade, brincadeiras e uma boa dose de aprendizagem numa só atividade? Criada sobre os pilares da espontaneidade, afetividade e aprendizagem significativa, a Psicomotricidade – ciência que estuda o homem através do seu corpo em movimento e em relação aos seus mundos interno e externo – é utilizada como ferramenta pedagógica há 10 anos no Centro de Excelência Master.
Adotada no ano de 2006, quando o Master iniciou as atividades dos Ensinos Infantil e Fundamental, a didática psicomotora tem contribuído efetivamente para a qualidade da educação em nossa escola, por oferecer atividade significativa e comprometida com a aprendizagem e desenvolvimento das crianças e por tornar nosso ambiente escolar cada vez mais prazeroso e acolhedor.
“A Psicomotricidade nada mais é que um ‘modus operandi’ de trabalhar a Educação Física por meio de desafios que estimulam a criatividade e a espontaneidade da criança”, explica a professora e responsável pela implantação da Psicomotricidade no Master.
Do Maternal ao 2º ano do Fundamental I, nossos pequenos exercitam e desenvolvem aspectos sociais, afetivos, cognitivos e motores, fortalecem a autoestima e aprendem sobre seus limites e possibilidades. Tudo isso enquanto correm, pulam, imitam, brincam com os colegas e, acima de tudo, se divertem.
Inclusão
Além dos benefícios cognitivos, motores e afetivos proporcionados pela prática da didática psicomotora, as atividades promovem, também “inclusão social de verdade”.
É que as atividades praticadas durante as aulas de Psicomotricidade – o jogo espontâneo, as brincadeiras orientadas – e a observação do outro – e de suas posturas corporais, expressões faciais e verbais – provocam nos pequenos o envolvimento e estimulam as capacidades motoras, afetivas, cognitivas e perceptivas das crianças, contribuindo para a inclusão de diferentes necessidades especiais.
Confira algumas outras habilidades desenvolvidas pela Psicomotricidade:
1 – Consciência e domínio corporal;
2 – Coordenação com o sentido da visão;
3 – Percepção das formas e do espaço;
4 – Habilidades básicas: rolar, saltar, subir degraus e equilibrar;
5 – Estimular o equilíbrio de objetos e do corpo;
6 – Coordenação com o sentido da visão;
7 – Estimular a autonomia;
8 – Representação de posturas;
9 – Percepção da imagem corporal;
10 – Execução de saltos e deslocamentos;
11 – Capacidade de expressão simbólica;
12 – Estimular a vivência de habilidades básicas.