Festa junina de verdade tem que ter muito forró, não é mesmo? Foi assim que os 8°s anos comemoraram o São João nesta quarta-feira (6). A festa faz parte de um projeto de resgate dos festejos juninos, trabalhado também em sala de aula pelos professores e coordenadores, e contou com uma divertida quadrilha junina improvisada pelos alunos.
As atividades foram iniciadas há algumas semanas, num trabalho integrado entre as disciplinas de Ciências, Geografia, Espanhol, Língua Portuguesa, História, Artes, Redação e Matemática. Durante as aulas, os estudantes aprenderam sobre a origem da festa e dos santos celebrados nesta época, bem como sobre as comidas típicas, músicas e decoração juninas. Tudo isso com o objetivo de resgatar a importância dos festejos entre os estudantes.
“O projeto envolve os alunos em diversas etapas, além da festa, porque queremos ressaltar a importância de manter viva a tradição do São João. Então, eles realizaram diversas atividades nestes últimos dias, que culminaram nas comemorações de hoje. Além da dança, eles também se reuniram num lanche com comidas típicas, apresentaram trabalhos, participaram de gincana e elaboraram jogos para alunos de outras séries”, explicou a coordenadora do Ensino Fundamental II – 8° e 9°, Giovana Péterle.
Assim, na última quarta-feira (6), os estudantes transformaram a área de convivência do Master num verdadeiro ‘arraiá’, com muita música, diversão, xote, xaxado, baião e a animação de um autêntico trio pé de serra. “Sempre participo dos festejos juninos do Master e gosto bastante, principalmente neste ano, pois estudamos também sobre a importância da festa e fizemos várias atividades ligadas ao tema”, pontuou a aluna Sofia de Andrade Lima, do 8°B. Anarriê!