Buscar formas mais atrativas para ensinar os conteúdos escolares tem sido uma prática recorrente durante este período em que as aulas estão acontecendo somente online. Para entender um pouco mais sobre a organização da cadeia alimentar do mundo animal, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I do Colégio Master tiveram uma atividade criativa e com muita interação.

Durante a aula de Ciências, as crianças puderam tirar todas as dúvidas sobre a alimentação dos bichos, fazendo seus questionamentos diretamente a um profissional da área. A professora Débora Almeida convidou a veterinária Marília Almeida para participar da aula, através de uma plataforma de transmissão ao vivo por vídeo. Através de formulários virtuais, as crianças elaboraram previamente perguntas para a entrevista, conduzida pela professora.

“A atividade está inserida dentro do contexto do estudo sobre as relações alimentares dos animais. Para encerrar o capítulo e fazer uma espécie de revisão, chamei a convidada. Eles tiraram dúvidas sobre o tema, que era a cadeia alimentar, e também sobre a profissão de veterinário”, conta Débora.

De acordo com a professora, um dos pontos fundamentais da atividade proposta era estimular o protagonismo dos alunos no processo de aprendizagem. Entre questionamentos sobre animais predadores e hábitos alimentares dos mais diversos, o resultado foi um momento com muita troca de conhecimento.

“O objetivo é a aprendizagem significativa, aquela em que os alunos vão usar na vida e em que são colaboradores no processo de aprendizagem. Eles fazem as perguntas que querem, estão em contato com a fonte. Eu, como professora, sou a arquiteta do processo, os alunos é que foram os protagonistas da atividade”, explica Débora.