Os estudantes dos 5ºs anos participaram, na última sexta-feira, 18, da 1ª edição do Campeonato de Robótica voltado para as turmas. A atividade, aberta aos pais, trouxe como objetivo estimular a prática da robótica entre os estudantes, que iniciaram o aprendizado em Robótica neste ano letivo, por meio da disciplina de Educação Tecnológica.
A competição já é realizada no Centro de Excelência Master para estudantes dos 6ºs, 7ºs, 8ºs e 9ºs anos e, neste ano, surgiu a ideia de ampliar a oferta deste evento aos alunos dos 5ºs, que estão iniciando o aprendizado na disciplina de Robótica.
O evento trouxe como tema a importância das Energias Alternativas como soluções ambientais para o futuro do planeta. As equipes foram divididas em subgrupos de Pesquisa e Exposição, Projeto de Inovação, Publicidade, Design do Robô e Desafio do Robô, e avaliadas por uma equipe pedagógica de jurados.
Desafios propostos
O Campeonato de Robótica trouxe as regras e desafios propostos pelo First Lego League (FLL) no que diz respeito aos quesitos avaliados, bem como as atividades propostas em turmas, a exemplo do grito de guerra (torcida), core values, projeto de inovação, além do designer e desafio do robô. A dança da galinha, tradicional nos campeonatos FLL, também não ficou de fora, e traz como objetivo aliviar a tensão enquanto aguardam o resultado.
Além da explanação prática por meio do torneio de robótica, com suporte do professor de Robótica, Marllon Douglas, os pequenos estudantes também apresentaram seus conhecimentos em estandes, divididos por equipes, mostrando um pouco sobre as soluções encontradas por eles para geração de energia. A professora de Educação Tecnológica e responsável pela ação, Viviane Reis, explica a importância do campeonato para os alunos.
“Como eles iriam participar de uma avaliação com jurados, se prepararam para as funções que iriam desempenhar e isso deu certa autonomia a eles. Foram formados grupos, e cada um se dedicou ao seu tema, desde a torcida ao funcionamento do robô. Dessa forma, eles conseguiram desenvolver suas habilidades não só em programar o robô, mas em diversos aspectos”, destacou a professora.
Projetos
A turma da estudante Helena Rollemberg (5ºC), por exemplo, encontrou uma forma de produzir energia renovável através de uma bicicleta de academia. “Dessa forma, a pessoa que está pedalando pode se exercitar, perder peso e ainda gerar energia”, explicou.
Já a equipe do 5ºB desenvolveu um projeto de descanso para pés, onde é possível, também produzir energia alternativa. A líder da equipe, Letícia Fonseca, falou sobre o trabalho, como também sobre a disciplina de Robótica. “Nós estamos gostando muito Robótica, porque aprendemos coisas novas, coisas práticas, que podem ser inseridas no dia a dia. Esse projeto traz exatamente isso”, complementou.
Mãe do aluno Théo Sande, Taiane Sande falou sobre a importância do evento, que proporciona um aprendizado prático, além de interação entre estudantes e pais. “Acho muito importante a disciplina e é muito interessante que eles possam trazer o aprendizado para fora da sala de aula também, com esses trabalhos práticos. Muito legal”, complementou.
A equipe vencedora foi a Tec Five (azul), do 5º ano A – 1, em primeiro lugar. Em segundo lugar, ficou a The Creators (verde), do 5º ano C – 2; e em terceiro lugar, a equipe Robotizados (vermelha), do 5º ano A – 2. As três equipes do pódio receberam medalhas e o primeiro lugar também recebeu um troféu pelo destaque no evento.
Confira os cliques do 1º Campeonato de Robótica dos 5ºs anos!