Com o objetivo de difundir a poesia e a importância da literatura para a formação acadêmica, o colégio Master promoveu pelo segundo ano consecutivo o Sarau Literário, projeto voltado aos alunos das turmas dos 2°s anos do Ensino Médio. A atividade consistiu na apresentação de saraus – eventos culturais que reúnem músicas, leitura dramática e teatro -, e é coordenada pelo professor de Literatura, André Luiz.

Nesta edição, o II Sarau Literário, realizado entre os dias 29 e 31 de agosto, trouxe como tema ‘Vinicius Canta e Encanta’, em alusão às obras do poeta Vinícius de Moraes. Antes das apresentações artísticas, os alunos foram divididos em grupos por áreas de afinidades, entre roteiro e direção, figurino, cenário, atuação, coral e músicos.

De acordo com o professor, a escolha pelo tema seguiu a leitura obrigatória das turmas, adotada há três anos: a Nova Antologia Poética de Vinicius de Moraes. “Decidi adorar a obra para as turmas como forma de incentivo à leitura de poesia, já que nessa faixa etária eles costumam ler mais a prosa, sobretudo de fora do país. Então, neste contexto, inserir um poeta como Vinícius de Moraes é muito importante para o aprendizado dos alunos no que diz respeito à literatura”, destacou.

André Luiz também falou sobre a união entre a obra de Vinicius de Moraes e o conceito de sarau, iniciado no Brasil no início do século XVIII. “A ideia dos saraus foi trazida da Europa no período romântico e se tornou uma das principais práticas de integração e socialização, por se tratar de uma fusão entre a leitura dramática, o teatro, a música, reunindo artistas, sobretudo na corte carioca. Trazer essa proposta aos alunos, de casar a leitura das obras de Vinícius com a elaboração do sarau, resultou em trabalhos magníficos, de grande produção, onde apenas dividi as tarefas e responsabilidades e eles produziram tudo”, complementou.

Importância

Nos saraus apresentados durante os dias de evento, os alunos reuniram leitura de grandes obras do poeta, como o Soneto de Fidelidade, além de grandes sucessos musicais, como ‘Eu sei que vou te amar’ e ‘Pela luz dos olhos teus’, em apresentações singulares.

“Essas apresentações têm o poder de nos emocionar. Realmente, não tem como não ficar feliz, orgulhoso e emocionado com o trabalho da turma. Afinal, educação não se faz só em sala de aula e um projeto como o Sarau Literário tem um poder incrível, São essas lembranças que vocês vão levar do colégio para a vida toda”, destacou o coordenador do Ensino Médio, Anderson Peixoto.

Participante de um dos saraus, o aluno Leonardo Santos, do 2° B, ressaltou a importância de atividades artísticas paralelas aos projetos de sala de aula. “É sempre importante que a gente participe de dinâmicas diferentes de aprendizado. Então, essa proposta que o professor André Luiz trouxe junto à coordenação é interessante porque nos permite aprender mais sobre o grande escritor Vinícius de Moraes, e também nos permite entender como funciona uma dinâmica de equipe, de dividir as funções de cada um e se unirem em prol de um bem maior. Ou seja, o projeto tem uma importância acadêmica, social e emocional muito grande”, pontuou o estudante.