Buscando sempre aproximar os alunos que pretendem seguir carreira na Saúde às temáticas da área, o médico e professor de Biologia, Almir Santana realiza mais uma série de aulas especiais, desta vez com as turmas do Pré-Vestibular do Master. As atividades acontecem todos os anos, com o objetivo de proporcionar aos alunos uma vivência dentro de instituições de saúde, onde eles possam acompanhar o funcionamento e a rotina dos profissionais que atuam nos locais.

Na última quarta-feira (01), uma turma de 15 alunos do Pré-Vestibular visitou a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes – instituição hospitalar especializada no atendimento à gravidez de risco, prematuros e vítimas de violência sexual. No local, os estudantes puderam adquirir informações sobre a maternidade, conhecer a estrutura do local, bem como sobre as ações desenvolvidas na unidade, a exemplo dos projetos de Doulas, Mãe Canguru e Doação de Leite.

Vivenciando na prática

A aluna da turma B, Lavínia Lima Silva Carvalho Costa, destacou a importância da atividade. “Fiquei muito encantada com a visita porque a área Neonatal já era algo que eu tinha em mente e lá, pude ter uma maior certeza de que realmente é isso que quero fazer. Também aprendemos com as enfermeiras e médicos, a importância de trabalhar por amor e de conseguir acolher aquelas mães que estão passando por uma gravidez de risco”, pontuou a estudante.

Para o professor Almir Santana, além de familiarizar os alunos com a área da saúde, as visitas também se destacam por aproximá-los da realidade da saúde pública no Brasil. “Os alunos se emocionaram em ver as crianças em estado tão crítico e estando tão bem cuidadas pelos profissionais de saúde. É um bom exemplo do Sistema Único de Saúde (SUS) que funciona. Com essa atividade de extensão, eles percebem o papel e a importância do profissional de saúde e isso os motiva a vencer no vestibular e na vida”, explicou.

Além disso, as visitas despertam nos alunos a vontade de ajudar o próximo. “Procuro despertar neles o espírito de solidariedade e que sejam grandes profissionais nas suas áreas específicas. Estes alunos que visitaram a maternidade, por exemplo, vão realizar uma campanha no Master, de doação de frascos de vidro com tampas de plástico, para o banco de leite materno. Os objetos serão encaminhados à campanha de doação de leite da maternidade, que necessita de frascos para armazenar o leite humano. Em breve os alunos passarão nas salas divulgando a ação entre os colegas”, complementou o professor.