Lavar as mãos, cobrir a boca com o antebraço ao tossir ou espirrar, não compartilhar itens pessoais. Dicas simples de como evitar a propagação de doenças virais foram passadas aos alunos do Fundamental II nesta sexta-feira (7). Com uma apresentação bastante descontraída, as turmas do 2º ao 5º anos aprenderam sobre viroses e os sintomas mais comuns.
A preocupação com a saúde e bem-estar dos docentes é uma das prioridades do Colégio Master. Para a coordenadora Jossiene Costa, o papel da escola também é contribuir para que os alunos estejam atentos às situações do cotidiano e possam agir para disseminar o conhecimento e os cuidados que devem ser tomados no que diz respeito às doenças sazonais.
“Sempre que surge uma demanda, a escola tenta dar sua contribuição. Ela é uma agência multiplicadora de informação. Muitas vezes, as crianças dão muito mais atenção ao que a escola quer propagar, e, consequentemente, passam essas informações adiante, levando isso para seus familiares. A educação começa a atingir suas metas também dessa forma”, avalia a coordenadora.
Durante a atividade, que contou com a participação da professora da Sala de Leitura e contadora de histórias Luciana Celi, os alunos ouviram atentamente as orientações e foram alertados, especialmente, sobre o coronavírus. Embora não haja casos confirmados da doença no Brasil, as crianças aprenderam como a doença se manifesta e formas fáceis de evitar o contágio no dia a dia.
“Com a mudança das estações, o clima traz todo esse contexto de provocar uma série de alterações na saúde da população. A escola tenta colaborar no sentido de orientar as crianças para cuidados e atitudes. Elas aprendem a preservar sua própria saúde e a do coletivo, dos colegas e familiares”, reforça a coordenadora Jossiene.