Na última terça-feira (20), o Master realizou a formatura da quarta turma do Programa de Ensino Internacional High School, projeto realizado pela escola através de convênio com a Universidade do Texas, nos Estados Unidos.
A noite festiva, que marcou o enceramento de um período de intensos estudos iniciados em 2015, aconteceu no complexo esportivo do Master, na presença dos diretores e coordenadores da escola, coordenadores e professores do High School, além de familiares dos formandos.
Após três anos de estudos, os alunos Ana Maria Teixeira Hora, Bruno Galloti Lima Leão, Emily Mota Linhares, Gabriel Cunha Santiago de Oliveira, Guilherme Barreto Rollemberg Conrado, Luana Dias Xavier, Maria Elisa Sobral Vila Nova de Carvalho Vieira, Mariana Cristian Santos Bittencourt de Almeida e Rafaela de Oliveira Lima receberam o tão sonhado diploma de nível médio americano, o que facilita o acesso dos formandos às faculdades nos Estados Unidos e Europa.
Para o diretor pedagógico do Fundamental II e Médio do Colégio Master, Demócrito Diniz, o High School, além de ampliar as possibilidades de um futuro ainda mais promissor, capacita os alunos para a vida. No discurso de abertura do evento, o diretor enfatizou a suplantação de dificuldades como uma das virtudes alcançadas nesta experiência.
“O projeto amplia os horizontes desses jovens, permitindo que todos alcem voos além do esperado. Para vencer o desafio do programa, é necessário dedicação, foco e persistência. Esses garotos são vencedores e o futuro irá revelar isso. Vocês estão preparados para traçar um caminho pelo mundo, com total segurança.”, disse Demócrito.
Duplo currículo
Paralelo ao Ensino Médio tradicional, os alunos do High School Master também cursaram as disciplinas do currículo americano, com imersão total na língua inglesa, orientados por professores nativos.
Ao final da maratona de estudos intensos, a alegria em alcançar a graduação em dois currículos foi unânime. Segundo a aluna Ana Maria Hora, a fase não foi fácil, mas muito importante.
A sensação de concluir os três anos é muito boa. O início foi difícil: a adaptação com a língua, estudar numa sala onde não conhecia os colegas, me dedicar às disciplinas em português e inglês. Mas, passou! Hoje, eu saio madura, cercada de novos e grandes amigos, e com boas possibilidades de fazer uma universidade fora do país.”, pontuou Ana Maria.
Durante três anos de intensos estudos, a superação de desafios, os sacrifícios, e muitas vezes, o ímpeto em desistir, exigiram não só a contribuição da família no processo, mas também dos professores, que buscavam as mais variadas formas para que os alunos se mantivessem firmes no propósito de vencer as dificuldades.
O coordenador do programa no Master, Colin Leek, primeiro professor da turma, lembrou, emocionado os primeiros anos de cada aluno. “O High School não é para todos, é para aqueles que abraçam o desafio. Enquanto os amigos estavam no shopping, na praia, no cinema, eles estavam produzindo textos, lendo, estudando. Eu fui o primeiro professor dessa turma, via a dificuldade de cada um. Mas, hoje me sinto gratificado por tudo, vencemos juntos essa batalha! Agora, um ciclo está se fechando, outro inicia, e eles estão preparados para fazer histórias bonitas e de sucesso.”, destacou o coordenador.
Aprendizado para a vida
Para Bruno Galloti Leão, o período foi marcado por grandes desafios, mas também, pela oportunidade de crescimento intelectual e pessoal. “Eu escolhi um caminho mais difícil, um caminho menos percorrido. E para mim, isso fez toda a diferença. Como aprendiz, estou muito mais consciente do meu papel em buscar sempre mais. Como pessoa, eu aprendi a me superar milhões de vezes.” Bruno, ainda falou que, o período contribuiu para a modificação de seu caráter fortalecendo as suas qualidades. Ele pretende cursar Medicina e fazer especialização fora do Brasil.
O aluno Guilherme Barreto Conrado, que está em São Paulo se preparando para o exame do ITA, participou da solenidade através de vídeo. O pai de Guilherme, Márcio Conrado, recebeu o diploma americano representando o aluno e, emocionado, ressaltou a importância do High School para o desenvolvimento do filho.
“Estou muito orgulhoso! Enquanto pai, cumpri o meu papel em estimular para que ele concluísse o High School, mas o mérito pela dedicação, pelo esforço, é todo dele. A vitória do Guilherme é a soma do estímulo do pai, da qualidade do colégio e o esforço do meu filho. Quero agradecer ao Master pelo diferencial que a escola oferece em credenciar os alunos para que eles possam galgar novos horizontes.”, ressaltou Márcio.