Promovido ano a ano pelo setor de Psicologia para as turmas de 8º ano do Master, o projeto “Drogas: ações preventivas” tem contribuído para o debate e a conscientização acerca do tema em nossa escola.
No último dia 30, através de um bate-papo para lá de didático, a psicóloga Miriam Barão apresentou aos nossos estudantes a importância do diálogo e do autoconhecimento para a prevenção e combate ao uso de drogas lícitas e ilícitas – a exemplo do álcool e do cigarro –, principalmente durante a adolescência.
Ano a ano, o projeto destaca a importância das escolhas conscientes de cada um e do cuidado com os colegas, destacando sempre quando, como e a quem pedir ajuda em situações em que há envolvimento com qualquer tipo de droga. “A prevenção é fundamental e a escola e a família precisam dialogar com o adolescente, promovendo momentos de troca de informações sobre o assunto, lembrando que a dependência química é uma doença e que, uma vez instalada, afeta aquele indivíduo e toda a família”, destaca Miriam Barão.
Uma importante iniciativa!