Na noite da última sexta-feira, 26 de setembro, a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Orlando Dantas, foi o local escolhido por Deus para a Primeira Eucaristia de 72 crianças, alunas do Centro de Excelência Master.

De acordo com o Padre Marcelo Conceição, que conduziu a celebração “Celebrando a Primeira Eucaristia, precisamos compreender ainda mais o valor desse momento. A Primeira Eucaristia não é apenas uma cerimônia bonita, mas o início de uma vida de intimidade com Jesus na Eucaristia. Se queremos que nossos filhos cresçam na fé, precisamos ser exemplo: trazer, participar, viver o domingo como dia do Senhor. Só assim, eles aprenderão desde cedo que a maior riqueza que podem carregar na vida é ter Cristo presente em seus corações”.

Presente com toda a direção da escola, a diretora da Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais, Vaneide Mitidieri, falou sobre a emoção que é celebrar em mais um ano a Primeira Eucaristia de tantas crianças, uma verdadeira celebração das famílias. “Ser feliz não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender as lições dos fracassos. É ter humildade para ouvir, coragem para se levantar e sensibilidade para dizer: ‘eu preciso de você, eu te amo’. Hoje, na Primeira Eucaristia, nossos filhos descobrem que a verdadeira felicidade nasce do encontro com Jesus, que deve ser o centro da nossa vida e o altar do nosso coração”.

Entre os momentos mais emocionantes, além da primeira comunhão propriamente dita, houve o apagar das velas, que simbolizou o compromisso de cada criança com os ensinamentos de Jesus, as canções, a oração do Pai Nosso, a entrada da imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, o cumprimento desejando a Paz do Senhor e a benção à bandeira do Centro de Excelência Master.

Para prestigiar as crianças, a missa contou com a presença dos avós, pais, tios, amigos e grande parte da comunidade escolar. “Meu nome é Ana Elizabeth Caldas de Amorim Castro. A Primeira Eucaristia é um passo muito importante na vida cristã, depois do batismo. Estamos muito felizes, porque é uma emoção imensa. No meu caso, é ainda mais especial, pois estou revivendo esse momento da minha própria Primeira Eucaristia. Passa um filme na memória e renova em nós a certeza de que Cristo é essencial em nossas vidas. À medida que vamos envelhecendo, essa presença precisa se fortalecer ainda mais — na nossa vida pessoal, na família, na nossa caminhada e em tudo o que fazemos”, disse a mãe de Alice Sobral.

“Meu filho estava muito ansioso para este dia, principalmente por causa da minha mãe, a avó dele, que já não está mais aqui, mas que nos acompanhou nesse caminho de fé. Mesmo com a ausência dela, Bernardo aprendeu com os exemplos que ela deixou. Para nós, essa consagração é muito importante, porque faz parte da caminhada cristã e da formação dele. Hoje, ao ver meu filho dar esse passo, sinto que ele segue também os passos da avó, recebendo o legado que ela deixou para a nossa família. Isso me enche de alegria, porque vejo que ele gosta de viver essa fé que herdou “, comemorou Ana Marina Machado, mãe de Bernardo.