Nos dias 29 e 30 de agosto, o Colégio Master sediou mais uma edição da Simulação Arqui-Master, que contou com a participação de cerca de 45 alunos do Master e do Colégio Arqui. O evento proporcionou aos estudantes uma imersão em um dos episódios mais marcantes da história contemporânea: a Guerra de Ruanda (1994).

As Simulações da ONU têm como propósito estimular competências como oratória, argumentação, improviso e diplomacia, formando jovens preparados para enfrentar desafios dentro e fora da sala de aula.

A abertura contou com a presença especial do Senador da República por Sergipe, Alessandro Vieira, que destacou a importância da educação e de iniciativas que levam aos estudantes experiências enriquecedoras para além do conteúdo tradicional.

Sob a coordenação do professor de geografia, Diego Barreto, a atividade tem se consolidado como marcante na formação dos alunos.

“A cada ano a gente percebe um amadurecimento ainda maior dos estudantes, tanto no nível de preparo quanto na postura durante os debates. O tema escolhido, a Guerra de Ruanda, exigiu bastante deles e, ao mesmo tempo, proporcionou reflexões profundas sobre política, direitos humanos e diplomacia. É muito gratificante ver como eles se dedicam e crescem com essa experiência”, ressaltou o professor Diego.

Para os alunos, a simulação também representa um espaço de crescimento pessoal. A estudante Mariana Vieira, que irá a Brasília para uma nova fase da simulação, compartilhou sua experiência: “Essa foi a minha oitava simulação, eu comecei tem mais ou menos um ano e já tenho seis premiações. Na minha percepção, essa foi uma das mais competitivas que já participei, principalmente pela dificuldade do tema e pela experiência da maioria dos alunos. Mesmo com o nível alto, não foi um ambiente hostil, e me senti bastante confortável para debater. A organização contribuiu bastante para isso! Esse ano vai ser minha segunda vez indo pra Brasília e eu estou bastante empolgada. Tenho certeza que vou dar o meu melhor e me divertir bastante, até porque é algo que eu realmente amo fazer”, disse a aluna.