
O desenvolvimento acadêmico vai além do conhecimento teórico; é essencial preparar os alunos para lidar com as emoções, desafios e relações interpessoais. Pensando nisso, o Centro de Excelência Master adotou o LIV (Laboratório Inteligência de Vida), um programa inovador que trabalha habilidades socioemocionais de forma estruturada e significativa.
Com uma abordagem voltada para o autoconhecimento, o LIV estimula a autoregulação emocional e a empatia, além de promover o desenvolvimento de habilidades essenciais para a vida em sociedade, como comunicação, proatividade, criatividade, pensamento crítico, perseverança e colaboração. “As habilidades desenvolvidas no LIV se relacionam com o processo de autoconhecimento dos alunos, trabalhando a autoregulação emocional e a empatia, além de desenvolver os aspectos psicossociais com as habilidades de: comunicação, proatividade, criatividade, pensamento crítico, perseverança e colaboração. De diferentes maneiras e adequadas aos hábitos que desenvolvemos no dia a dia social”, destaca Larissa Andrade, psicóloga do Ensino Fundamental Anos Iniciais.

Além de preparar os estudantes para enfrentar desafios emocionais e sociais, o LIV cria um ambiente acolhedor dentro da escola. “Na escola, o LIV proporciona um espaço livre e acolhedor de fala, sem julgamentos, e uma escuta cuidadosa e atenta para as necessidades pessoais e coletivas dos alunos, professores e da comunidade escolar em geral, em um diálogo constante com as famílias”, explica Larissa.
A participação da família também é um pilar essencial para o sucesso desse modelo. O LIV entende que o desenvolvimento socioemocional dos alunos precisa acontecer de forma integrada entre escola e família. “O LIV atua com a ideia de que a família faz parte do desenvolvimento escolar de maneira ativa para os alunos. Sendo assim, sua presença e participação no desenvolvimento socioemocional não apenas melhora o ambiente escolar, mas também a própria percepção do aluno e das famílias em relação à coletividade”, conclui a psicóloga.
Com essa nova abordagem, o Master reafirma seu compromisso em formar alunos preparados não apenas para os desafios acadêmicos, mas também para a construção de relações mais saudáveis e para uma vida mais equilibrada, consciente e com inteligência emocional.