O que é ser empreendedor? Em 1942, no livro “Capitalismo, socialismo e democracia”, o economista austríaco Joseph Schumpeter associou o empreendedor ao desenvolvimento econômico. Para ele, o agente básico do processo de ‘destruição criativa’ – destruir o velho para se criar o novo – está na figura que ele denominou de empreendedor.
Numa definição mais simples, segundo o Sebrae, uma das mais respeitadas instituições de negócios do país, podemos entender o empreendedor como aquele que inicia algo novo, que vê o que ninguém vê, aquele que realiza antes, que sai da área do sonho e parte para a ação.
Foi para descobrir a resposta para esse questionamento, aliando as teorias de Schumpeter e do Sebrae à prática empreendedora, que, no início deste ano, abraçamos a ideia de seis dos nossos estudantes e demos o pontapé inicial para a criação da Liga de Empreendedorismo Master.
“O objetivo da Liga é, basicamente, despertar nos nossos colegas esse espírito empreendedor, comum a tantos de nós, mas que nem sempre encontra espaço ou oportunidade para se ‘desenvolver’”, destaca o estudante do 3º ano e um dos criadores da Liga, Felipe Bomfim.
“O nosso objetivo principal com a Liga foi criar um espaço para alunos que fogem dos cursos mais tradicionais, como Medicina, Direito e etc, e que sentem que têm talento e interesse para o mercado empresarial, de administração de negócios e áreas relacionadas”, complementa o coordenador das 3as séries, Pré-Vestibular e Assistente do Master, Anderson Peixoto.
Sendo o Brasil um dos países com as taxas mais altas de empreendedorismo no mundo, não é de se estranhar que cada vez mais gente se interesse pelo assunto e, aqui no Master, não foi diferente.
“Nos últimos anos, temos notado uma crescente no número de alunos inclinados a áreas como Administração e Economia, por exemplo. E isso, é claro, gerou nas turmas como um todo um interesse em entender como opera a bolsa de valores, como funciona o mercado de negócios e afins”, explica Anderson Peixoto.
Aprendizado na prática
Para transformar esse objetivo em uma realidade prática, desde a sua criação, a Liga tem promovido entre os nossos estudantes rodas de conversa, bate-papo com especialistas no assunto e diversas outras ações de envolvimento com as turmas e, é claro, muito aprendizado. “Tem sido uma experiência enriquecedora. Através do trabalho que temos desenvolvido com a Liga, queremos transformar cada aluno envolvido no projeto em um multiplicador de informações”, comenta o estudante Felipe Bomfim.
Entre as ações promovidas pelo projeto, na última sexta-feira (9), acolhemos em nosso auditório uma enriquecedora roda de conversa com o economista, empresário, diretor-presidente da Norcon e presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Sergipe, Tarcísio Teixeira. Filho de um dos grandes nomes do empreendedorismo sergipano, Oviêdo Teixeira, e com uma história de mais de 50 anos à frente de uma das maiores empresas do Nordeste, Tarcísio falou sobre sonhos, desafios, objetivos e, principalmente, sobre como buscar soluções inovadoras para os problemas da sociedade pode ser a chave para tornar-se um empreendedor de sucesso.
“No ramo do empreendedorismo é preciso acreditar e, acima de tudo, realizar sonhos. Afinal, para tudo na vida temos que ter um objetivo, pensar sempre no futuro. Isso eu aprendi com o meu pai”, ressalta Tarcísio.
Uma lição que até parece simples, mas que é fundamental para quem, como os nossos pupilos, está iniciando sua jornada neste segmento. “Acredito que para todos que compareceram à palestra a sensação que fica é a de que recebemos uma aula. O senhor Tarcísio tem uma história de conquistas, mas, acima de tudo, de desafios, e ninguém melhor que ele para nos mostrar como é importante buscar soluções inovadoras para superá-los”, agradece Felipe Bomfim.
“Para nós, é uma honra receber lições deste homem que detém conhecimentos extremamente enriquecedores para os nossos alunos, não apenas como empresário, mas como cidadão sergipano. Tarcísio é um exemplo de sucesso para os nossos futuros empreendedores”, conclui o coordenador Anderson Peixoto.