Arte, ciências e muita cultura tomaram, na quinta-feira, 25, e sexta-feira, 26, o Espaço Multiuso do nosso Complexo Desportivo durante a III Mostra Cultural e Científica do Master.
Com o objetivo de incentivar a criatividade, promover a integração entre as turmas e exercitar o conhecimento adquirido em sala de aula, a edição 2016 da Mostra contou com a participação de mais de 350 estudantes do Ensino Fundamental I além de convidados pra lá de especiais que fizeram questão de prestigiar o nosso evento.
Em charmosas barraquinhas, os estudantes dos 2os, 3os, 4os e 5os anos acolheram papais e demais alunos Master com folders informativos, lembrancinhas personalizadas e, é claro, um discurso afiado sobre as temáticas propostas às turminhas.
Quem visitava o estande dos 3os anos, por exemplo, era prontamente recepcionado pela duplinha Felipe de Freitas e Pedro Eduardo Sandes, 9 anos, responsáveis pela explanação do significado de engenharia hídrica, irrigação e hidroponia.
Conceitos difíceis para os pequenos? Nada disso: a explicação era digna de gente grande! “Através da hidroponia, você pode cultivar alface, morango, melão, brócolis e muitas outras frutas e vegetais com um baixo consumo de água – até 70% menos que os métodos tradicionais, por exemplo”, explica jovem Felipe de Freitas. “O que é muito importante, pois ajuda a não destruir a natureza”, complementa Pedro Eduardo Sandes.
Já no estande dos 2os anos, após a explicação dos colegas sobre as plantas medicinais, perfumadas e purificadoras de ar, o estudante Guilherme de Castro, 8 anos, colocava o conhecimento à prova a cada muda distribuída entre os visitantes da Mostra. Afinal, não é fácil diferenciar as mudinhas de mangueira das de goiabeira, ou das de jambeiro, não é mesmo, Guilherme? “Tem que observar bem as folhas, se não a gente confunde mesmo. Mas não é difícil, não, só precisa ter atenção”, explica o estudante.
Construção do conhecimento
Orgulhosa com o desempenho dos pequenos, a diretora Pedagógica dos Ensino Infantil e Fundamental I, Vaneide Mitidieri, ressalta o processo construtivo da Mostra Científica e Cultural como um dos principais méritos do evento do Master.
“A Mostra é um momento de aprendizado conjunto, de construção coletiva e, principalmente, de lições inesquecíveis para os nossos pequenos. Cada pedacinho do que foi apresentado ali foi feito com muita dedicação, através do trabalho em equipe e da soma das capacidades individuais dos nossos estudantes. Isso é construir conhecimento”, destaca Vaneide.
Confira os nossos registros!
{igallery id=9196|cid=291|pid=1|type=category|children=0|addlinks=0|tags=|limit=0}