Tema constante nas rodas de conversa adulta, a alimentação saudável e seus desdobramentos foi assunto de debate junto aos nossos pequenos nesta quarta-feira, 03.

A convite do Master, a pediatra e neonatologista Lorena Dias Dantas comandou um bate-papo para lá de produtivo – e descontraído – para as turmas dos 4os anos do Fundamental I.

Sob olhares atentos e a curiosidade típica dos nossos estudantes, a pediatra apresentou aos mais de 70 estudantes presentes informações importantes – tais como a composição da pirâmide alimentar e a relação do que comemos com os transtornos alimentares – para a construção da chamada “consciência alimentar”.

“Não adianta instruirmos os pais e deixarmos as crianças à parte desse processo que, afinal, diz respeito a eles. É importante que, desde cedo, nós mostremos a eles o quanto as escolhas do que comer no café, no lanche, no almoço e etc influenciam na disposição, no aprendizado e, principalmente, no crescimento deles”, explica Lorena Dantas.

E para quem acha que falar sobre nutrientes, conservantes ou mesmo sobre a composição dos alimentos com a turminha não é tarefa das mais fáceis, nossa convidada tirou o desafio de letra! Através de uma abordagem lúdica e divertida, Lorena falou sobre a importância de reduzir o consumo de alimentos com baixo valor nutricional – como o refrigerante, os sucos de caixinha, os biscoitos recheados – e sobre como eles contribuem para o desenvolvimento de transtornos alimentares ou mesmo de doenças crônicas ainda na infância.

“Deu para aprender muita coisa, por exemplo, o nome das doenças que a gente pode desenvolver se tiver uma alimentação ruim como o diabetes e a hipertensão”, comenta Joana Alves Torres, 9 anos. Rafael Leite, do 4º B, complementa: “e sobre a pirâmide alimentar, também, quando ela mostrou pra gente as comidas saudáveis e o que a gente deve ou não comer no dia a dia”.

Aprendizado na prática

Além de atividades complementares, como a palestra com a médica Lorena Dantas, nossos estudantes contam com aulas voltadas, especificamente, para a educação alimentar no Master. Em sala de aula ou na Cozinha Experimental, a turminha aprende, na prática, sobre as propriedades nutricionais do que comemos no dia a dia, a importância de manter um cardápio equilibrado e, ainda, sobre como preparar quitutes saudáveis e deliciosos.

“Como o brigadeiro de cenoura que a gente aprendeu esse ano”, exemplifica Maria Clara Déda, 4º C. Adepta a uma rotina alimentar aprovada pela pediatra Lorena Dantas, a pequena conta que não abre mão de frutas e verduras diversas nas refeições do dia a dia. “A que eu mais gosto é a banana, mas eu experimento de tudo”, explica a estudante.

Experimentar novos alimentos é, inclusive, um dos hábitos mais importantes para a adaptação dos pequenos a alimentos essenciais para a manutenção de uma boa saúde, mas não tão apreciados assim pela criançada. “Ver os pais comendo o pão integral, uma fruta, uma verdura é muito importante para que eles se sintam estimulados a comer esses alimentos. Mas tão importante quanto isso é que as crianças experimentem, sempre, novos sabores, texturas, para que elas descubram que é gostoso comer bem”, conclui Lorena Dantas.

 

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