Os alunos dos 6ºs e 7ºs anos participaram, nos dias 18 e 19 deste mês de agosto, de mais uma edição da Robogin. O evento reúne o campeonato de robótica anual das turmas e a gincana recreativa, unindo momentos de aprendizado, lazer e competição!
O Robogin foi iniciado na manhã do dia 18, com a apresentação dos projetos de pesquisa em sala de aula. Divididos em equipes, as turmas de 6ºs e 7ºs anos também realizaram a montagem dos estandes na quadra do Complexo Desportivo Master no início da tarde, seguido do tradicional Quiz e das tarefas surpresas.
No sábado, 19, aconteceram as apresentações de dança e os rounds do Campeonato de Robótica, abertos aos pais e familiares, que puderam visitar os estandes e se juntar às torcidas das turmas até o momento da premiação. Também faz parte do Robogin a tarefa solidária, realizada previamente com arrecadação de kits de higiene para posterior doação ao asilo Same.
Etapas
A coordenadora das turmas, Ana Karla Hora, explica que a divisão do Robogin em etapas de gincana e de robótica trazem como objetivo trabalhar de forma interdisciplinar, além de desenvolver a autonomia dos alunos junto as outras habilidades socioemocionais.
“O campeonato é composto por etapas de diferentes frentes para que contemple a participação de diversos alunos com perfis diferentes. Além do desenvolvimento dos alunos, a intenção é garantir a diversão da garotada”, explicou a coordenadora das turmas, Ana Karla Hora.
A professora de Robótica, Jacilone Alves, ressaltou o alto nível das equipes, tanto na produção dos estandes e projetos, como também nos rounds do campeonato. Ela explica que a ideia deste ano era desenvolver uma solução inovadora para um problema do mundo real: a Energia.
“A cada apresentação do projeto de inovação um impacto, porque foram projetos maravilhosos, os juízes ficaram impressionados com o desenvolvimento dos alunos e com o nível dos projetos apresentados, os alunos deram um show. Todos ficaram impactados com a organização dos alunos, decoração dos stands, os gritos de guerra bem elaborados, a apresentação do cover bem coreografado, figurinos belíssimos, as camisas dos times cada uma mais linda que a outra e muita, muita diversão”, destacou a professora.
A professora de robótica também explicou que nesta edição, o Robogin trouxe como diferencial elementos do torneio nacional de robótica First Lego League (FLL), promovido pelo Sesi, onde os alunos trabalharam 3 categorias: desafio do robô, projeto de inovação e o core values – valores humanos que descrevem um modo de atuar em conjunto e que valoriza o respeito mútuo e o trabalho de alta qualidade.
Equipes
Durante todo o processo de construção dos projetos, as equipes trabalharam valores importantes que fazem parte do concito da Robótica. Os estudantes se empenharam em apresentar projetos reais e que permitem aplicação por meio de pesquisas de viabilidade.
“A nossa equipe, Tech Titans, realizou um projeto focado em como seria uma cidade sustentável do futuro. Na maquete, trouxemos prédios modernos, iluminação a partir da energia solar e claro, muita área verde. Para a produção do projeto, utilizados materiais recicláveis, como caixas de leite, isopor, garrafa pet, canudo e papel”, explicou a estudante do 6º D, Alícia Prudente.
A Aluna Natália Paulinelli, no 6º A, falou sobre o projeto desenvolvido pela equipe dela, a Pixels. “Nós apresentamos uma forma de gerar energia através do sol na meia-noite, que é um fenômeno que ocorre nas zonas polares. Para isso, fizemos o projeto desse painel que explica como funcionaria esse mecanismo”, afirmou.
Torcida dos pais
Na torcida pelos três filhos participantes do Robogin, Michele Lemos, mãe de Ana Clara e Carlo (6ºB) e de Artur (7ºD), ressaltou a importância do evento e do aprendizado compartilhado entre os jovens.
“Eu acho esse evento fenomenal, porque vai além da questão da robótica e traz também entretenimento, momentos de lazer em grupo e ensinam valores de liderança e cooperação”, destacou.
Carmem Carvalho, mãe de Artur Carvalho (6ºC), também falou sobre os valores compartilhados na gincana e dos benefícios aos estudantes participantes. “O Robogin traz aprendizados importantes para ele que vão além do pedagógico. O evento promove engajamento, dinamismo, além de contribuir para a socialização, melhora da timidez, sem contar os projetos e os estandes que são muito bem elaborados”, comentou.
O filho dela, Artur Carvalho, explicou sobre o projeto apresentado pela equipe dele, a Techno Bot. “Nosso projeto foi com foco em contribuir para as quedas de energia nas regiões de praia, onde os materiais sofrem com a ação da maresia, através da atuação de um sensor colocado nos postes de energia”, destacou.
Confira o resultado do Robogin 2023!
Resultado geral do Robogin:
1º lugar – 6ºD
2º lugar – 6ºB
3º lugar – 7ºA
Resultado do Campeonato de Robótica:
1º lugar – 7ºA
2º lugar – 6ºD
3º lugar – 7ºE