Que tal refletir sobre o que é ser menino e o que é ser menina, e entender os aspectos ambientais, biológicos e psicológicos que nos fazem diferentes, respeitando o nosso corpo e os sentimentos do outro? Foi com esse objetivo que o setor de psicologia do Ensino Fundamental II, através da psicóloga Miriam Barão, promoveu na última semana uma rodada de palestras e debates sobre gênero e sexualidade.
Tendo como público-alvo as turmas dos 6os anos, a psicóloga abordou em sala de aula o tema “meninos x meninas: diferenças no desenvolvimento” e convidou nossos estudantes a uma importante reflexão sobre as características que marcam nossa identidade e nos fazem diferentes uns dos outros.
“O que conseguimos mostrar a esses estudantes é que a compreensão, o afeto, diálogo e solidariedade são muito importantes para a construção e manutenção das relações interpessoais, e que é preciso, acima de tudo respeitar as diferenças entre as pessoas”, ressalta Miriam Barão.
Uma importante iniciativa para incentivar cada vez mais entre os nossos estudantes o respeito à diversidade e provar, na prática, que as diferenças são justamente o que torna cada indivíduo único e insubstituível. “Os meninos receberam muito bem a ideia, relatando exemplos vivenciados por eles, estabelecendo analogias com conteúdos estudados e enfatizando o valor do ser humano acima de qualquer tipo de relação de dominação. Foi muito positivo”, destaca a psicóloga Miriam Barão.
Confira os registros desse momento!