“Nas cores do balão recrio o São João”. Foi sob este mote que, na última sexta-feira, 03, a turminha dos ensinos Infantil e Fundamental I celebrou os santos mais festeiros do calendário no São João Master!

Para acolher a festança, transformamos nosso Complexo Desportivo num charmoso arraial, com bandeirolas, balões e coloridos painéis de chita: tudo nos moldes da mais tradicional festa caipira do Nordeste. “Nós não podemos deixar morrer as nossas tradições. O nosso São João vem para celebrá-las e, principalmente, para reafirmar junto aos nossos alunos a riqueza da nossa cultura, desde a culinária até as danças”, ressalta a diretora Pedagógica, Vaneide Mitidieri.

Ao som da zabumba, do triângulo e da sanfona, nossos caipirinhas protagonizaram apresentações que, uma a uma, rememoraram danças – como o “quebrar o caranguejo” -, brincadeiras – como o “pau de fita” – e músicas típicas dos festejos juninos. “É fundamental que, dentro e fora da escola, trabalhemos com as crianças a valorização da nossa cultura. É a partir daí que nós entendemos, conhecemos as nossas raízes e desenvolvemos o orgulho pela nossa terra”, pontua Fábio R. Feitosa, pai de Maria Júlia da Silva Feitosa, 6 anos, que não titubeia sobre o que mais gosta na festa. “De dançar, é claro! O São João só é bom por que tem dança”, ressalta a pequenina.

Mãe dos pequenos Renata e Rafael Busatto, Adriana Busatto conta que, em casa, a preparação segue o ritmo dos ensaios juninos da escola. “A festa gera uma expectativa muito gostosa neles: a música que vão dançar com a turminha, por exemplo, eles tentam manter em segredo até a apresentação. Para eles é ótimo, inclusive, nos quesitos de entrosamento e socialização com os colegas, os meus filhos adoram”, explica a mamãe.

Apaixonada pela festa, Júlia Delfina, 8 anos, conta que não abre mão do vestido colorido, dos laços de fita e, claro, dos passinhos ensaiados desde pequena nas quadrilhas juninas do Master para curtir o São João. “É a festa mais bacana do ano! A gente dança, solta fogos, se diverte com os nossos amigos, é muito legal”, conclui a aluna do 3º ano B.

 

Fotos: Victor Caldas

{igallery id=5139|cid=257|pid=1|type=category|children=0|addlinks=0|tags=|limit=0}