Como forma de estimular e preparar os estudantes do Ensino Médio para o Festival de Artes 2023, a organização do evento promoveu na última segunda-feira, 29, a segunda edição do Artsensation. 

A série de workshops sobre temáticas ligadas à produção artística e cultural trouxe como objetivo de levar mais conhecimento aos alunos e promover maior contato com as áreas de interesse correspondentes.

As oficinas foram desenvolvidas e ministradas pelos colaboradores do setor de Marketing e Eventos do Master, em parceria com o idealizador do Festival de Artes, o professor Milton Coelho, que anunciou o tema do Festival de Artes 2023, que neste ano traz o ‘Tik, fica ligeiro. Tok, tutoriais Master’, além de destacar a importância da preparação prévia para o evento. 

“O Festival de Artes é um evento muito amplo, que abrange a comunidade do Ensino Médio e ao mesmo tempo tenta dar voz para diferentes artisrtas e produtores. A ideia é, dentro desse universo da arte, promover ações para estimular os músicos, a galera da dança, do teatro, das artes visuais, inclusive mostrando um pouco dos bastidores também, de como é feita a produção, para que eles possam entender, contribuir e realizar um evento artístico”, destacou o professor. 

Workshops

Para os interessados em dança, teatro e poesia expressiva, foi disponibilizado o workshop de Expressão Corporal, com o ator e designer Eduardo Dig Doo. Já para os estudantes com afinidade em música, a cantora Michelle Maphaia apresentou o workshop ‘Do backstage ao palco, o que precisa para montar uma apresentação profissional. 

Com foco na ilustração, desenho e pintura na prática, o professor Milton Coelho, trouxe o workshop de Artes Visuais. Para os interessados na criação de projetos socioculturais, a gerente de Marketing do Master, Thiara Meneses, apresentou o passo a passo de como criar um projeto sociocultural do zero para o sucesso. E por fim, para os interessados em fotografia, o fotógrafo Victor Caldas deu dicas de composição e criatividade na hora de fotografar. 

“O Artsensation é o lançamento do Festival de Artes, assim como o Você no Palco funciona como estímulo e preparação para o evento. Nessa tarde de imersão, eles experimentam a preparação para o festival, através de workshops com pessoas especialistas falando sobre as categorias que o festival aborda e contribuindo para essa preparação. Assim, os alunos já podem ter o gostinho de como se preparar melhor para o evento”, explicou Thiara Meneses.

Ideias e experiências

A estudante do 2ºA, Rafaela Sacramento, que participou do workshop sobre produção e apresentação profissional, falou sobre as expectativas para o Festival de Artes. “Estou animada para participar junto com a minha amiga, fazendo um cover de Kid Abelha, da música ‘Como eu Quero’, e essas oficinas permitem que a gente conheça mais sobre o evento e tire dúvidas”, ressaltou. 

Helena Fontes, do 2ºC, que participou da oficina de Artes Visuais, aproveitou o momento para consolidar o projeto que está idealizando para apresentar neste ano. “É uma oportunidade de conversarmos sobre o que queremos apresentar, dialogar mais de perto com o professor e obter dicas. Participei ano passado e quero participar neste ano também”, afirmou. 

Já a aluna Raquel Araújo, do 1ºB, que participou do workshop sobre produção de projetos socioculturais, falou sobre o conhecimento adquirido no Artsensation. “Muito bom poder me aprofundar neste tema que já sou bem próxima, pois atuo como voluntárias em algumas Ongs. Aqui, pude entender melhor como aplicar minhas ideias na realidade e pensar no que vou apresentar no Festival de Artes”, completou. 

Confira os registros do Artsensation 2023!