Segundo uma pesquisa do ano de 2012, apenas 5% dos brasileiros sabem falar inglês. De acordo com o levantamento realizado pelo British Council, do grupo que se declara fluente, somente 36% possuem verdadeira habilidade com a língua inglesa.
Em ranking global de proficiência no idioma realizado pela EF Education First, em 2015, os brasileiros alcançaram a 38º posição entre os 63 países que participaram da avaliação.
Em meio a um panorama nada positivo há, no entanto, motivos para esperar um futuro – dentro em breve – bem melhor: é que, ainda segundo a British Council, só no ano de 2014, cerca de 9% das pessoas de 16 anos ou mais iniciaram um curso de inglês. Neste mesmo período, cerca de 230 mil brasileiros também investiram em cursos para o aprimoramento da língua fora do Brasil.
No colégio Master, o incentivo ao domínio da língua inglesa tem início cada vez mais cedo. É que, além do Master High School – que, desde 2009 propicia aos alunos a oportunidade de vivenciar um ambiente de estudo idêntico ao oferecido pelas escolas americanas -, nossa escola oferece desde o ano passado o ensino bilíngue a partir da Educação Infantil.
“Quanto mais cedo se começa a estudar uma segunda língua, melhor se aprende e se aprende de verdade, sem decorebas”, ressalta um dos coordenadores de Inglês do Master.
De lá para cá, o trabalho tem dado tão certo que, nos dias 02 e 04 de maio, promovemos a primeira entrega dos certificados Toefl e Cambridge em nossa escola. Solicitadas pelas maiores universidades e empresas do mundo, estas certificações internacionais têm a finalidade de comprovar o nível de conhecimento e desenvoltura dos estudantes na língua inglesa.
Mãe do jovem Ramiro Nicholas, 11 anos, Nora Ortega fez questão de comemorar o resultado da primeira avaliação internacional do filho. “É o primeiro nível, mas é um início. Estou muito feliz com o resultado dele”, conta, orgulhosa, a mamãe. Brasileiro, mas filho de uma peruana, Ramiro teve contato logo cedo com um segundo idioma, o espanhol.
A mãe, no entanto, percebeu a necessidade de iniciar no pequeno o aprendizado do inglês não pensou duas vezes quando recebeu a oferta do bilinguismo no Master. “Hoje em dia não tem isso de ‘estar cedo’. O meu desejo era ter alfabetizá-lo ele em inglês e, por isso, achei essencial incentivá-lo a fazer o bilinguismo. Ele adora”, complementa Nora Ortega.
Contente com a nota alcançada no exame de Cambridge, Bárbara Oliveira, 11 anos, tem agora como meta o aperfeiçoamento do idioma para, em breve, se aventurar em um intercâmbio nos Estados Unidos. “Prestar o exame foi super importante para saber como é que está a minha fluência no inglês. No começo, quando eu comecei a estudar a língua, foi complicado, mas as aulas aqui no Master me ajudaram muito no resultado”, explica a estudante.
O motivo é simples: é que no Master, além da metodologia do UNO Internacional – que integra inteligências múltiplas e habilidades de pensamento crítico em aulas que ocorrem num ambiente colaborativo com a tecnologia -, nossos pequenos aprendem desde cedo com quem entende do assunto, professores nativos de países que tem como língua mãe o inglês.
“Os nossos estudantes vivem, hoje, uma imersão total na língua inglesa, principalmente com os professores nativos em sala de aula. Isso é um diferencial imensurável do Master e faz toda a diferença neste processo de aprendizado”, pontua o coordenador.
Ao todo, 109 estudantes dos 6os e 9os anos do Fundamental e 1as séries do Ensino Médio receberam a certificação. Um momento de conquista para os nossos pais e estudantes e de orgulho para toda a equipe Master. “Isso nos mostra que os pais e, principalmente, os nossos estudantes estão sintonizados com as exigências do mercado e do novo mundo. E nos mostra, também, que essa turma está caminhando a passos largos rumo a um futuro brilhante”, comemora o diretor Pedagógico do Master, Demócrito Diniz.
Parabéns, meninos!
Foto: Vagner Rodrigues e Victor Caldas
{igallery id=7942|cid=239|pid=1|type=category|children=0|addlinks=0|tags=|limit=0}