Pais e estudantes das duas equipes participantes do torneio First Lego League (FLL), realizado em São Paulo no final do mês de fevereiro, participaram de um momento especial aqui no Master. Na ocasião, eles apresentaram aos pais os frutos dos trabalhos e os resultados alcançados na competição.
Os alunos demonstraram grande entusiasmo ao explicar cada etapa do processo de desenvolvimento dos projetos, desde a pesquisa até a construção dos robôs e apresentação.
Além da multidisciplinaridade, o STEM é uma ótima ferramenta para estimular a autonomia nos estudantes, proporcionar maior facilidade na resolução de problemas e facilitar a integração cada vez mais eficiente com o mundo ao seu redor.
No total, participaram do torneio duas equipes, totalizando 19 estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais. Os alunos haviam sido pré-selecionados e estavam em processo de preparação, desde o mês de novembro de 2022, dos projetos voltados à temática da Energia.
Nos dias de participação no evento, as equipes Jarvis e Shield puderam apresentar suas propostas de inovação para o setor energético, além de apresentar os robôs desenvolvidos para o torneio, além de diversas outras atividades. Os estudantes viajaram ao lado dos professores de Robótica das turmas, Marllon Douglas, Sâmela Duarte e Jacilone Alves.
Com a experiência da participação na FLL, eles puderam demonstrar o valor do trabalho em equipe e da Educação STEM – Science, Technology, Engineering and Math – ou Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática.
A educação STEM é um modelo de ensino com foco em estimular o aprendizado dos alunos em várias frentes simultâneas (multidisciplinaridade), de modo muito mais abrangente e sem a segmentação comumente observada nas salas de aula.
Sobre o FLL
O FLL é promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), com objetivo de desafiar estudantes de 9 a 16 anos a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna, por meio de temas pré-estabelecidos pela organização.