Utilizado no ano de 2020, o projeto socioemocional desenvolvido pelo Setor de Psicologia para a Educação Infantil, com a temática do Ocapi, está sendo retomado neste ano de 2023. 

Homenageando o curioso e exótico mamífero africano, que chama a atenção pela aparência – uma mistura de girafa e zebra – o projeto traz como objetivo levar às crianças ensinamentos importantes sobre empatia, respeito às diferenças e cuidado com o próximo. 

“Ele está retornando, vai ganhar vida novamente. Quando o projeto Ocapi foi lançado, quando eu criei essa historinha, estávamos em 2020, o ano em que vivemos a pandemia. Estávamos cada um em nossas casas e o Ocapi tentou adentrar na casa das famílias, mas de um jeito diferente. Agora, o Ocapi tem a alegria de poder retornar depois de momentos muito difíceis que vivemos, com muita alegria, com muita felicidade de poder dizer assim: está tudo bem mais uma vez”, explica a psicóloga responsável pelo projeto, Bruna Vasconcelos. 

A psicóloga explica um pouco sobre o personagem e sobre a utilização da história dele e seus ensinamentos, dentro e fora de sala de aula. 

“Além dele já ser um bichinho curioso por si só, ele tinha comportamento que não era muito bem compreendidos por outros bichinhos da floresta. Ele gostava de andar de pantufas e aí todo enredo acontece para que todos os bichinhos da floresta se respeitem e cuidem do Ocapi. Então, essa história é para trabalhar as diferenças, as relações empáticas, o vínculo de amor, de cuidado consigo e com o outro. O Ocapi vai aparecer nas aulas por área, com elementos a serem trabalhados com eles”, ressalta. 

De acordo com a descrição do projeto, a ideia é que os estudantes do Infantil trabalhem a história do Ocapi nas aulas de Artes, Inglês, Cozinha Experimental, Contação de Histórias, OPEE, Psicomotricidade, Tecnologia do Cotidiano e Música, além dos eventos pedagógicos previstos no calendário, com previsão de culminância ao final do ano letivo. 

“Inclusive, a partir do nome Ocapi, elementos importantes para as propostas socioemocionais dentro da perspectiva educacional vão ser trabalhados”, complementou Bruna. São eles: Olhar, Cuidar, Aprender, Participar e Inventar