O Serviço de Psicologia do Ensino Fundamental II promoveu o acolhimento dos alunos novatos dos 8º e 9º anos, através de uma vivência em grupo.
Essa atividade faz parte do planejamento, sendo desenvolvida anualmente, com o propósito de ambientá-los e integrá-los ao ambiente escolar, bem como observá-los quanto às atitudes individuais e sociais.
Realizamos dinâmicas que tinham como principal objetivo quebrar o gelo diante do desconhecido, de apresentação, estabelecer contato com a psicóloga e com o grupo positivamente, além de refletirem que as mudanças são necessárias e podem trazer benefícios e novas aprendizagens.
Além de serem recebidos com carinho, foram informados sobre o papel da Psicologia Escolar, para que recorram diante das necessidades que tiverem. Visando conhecer melhor nossos alunos, foi solicitado que respondessem a um questionário, através do qual a Psicologia e a Coordenação conduzem sua atenção e direcionamento das ações, com atenção individualizada.
Apesar de terem deixado o ambiente conhecido da escola anterior, vocês podem contar com a equipe. As mudanças nos ensinam que podemos enfrentar os desafios e com eles atingir pontos mais altos na nossa vida.
Dinâmica de integração com os alunos novatos do 9º E
A coordenadora Giovanna solicitou uma dinâmica de grupo com os alunos novatos do 9º E. A psicóloga Miriam Barão realizou uma vivência de integração, visando estabelecer um clima de maior intimidade dentro do grupo, fortalecendo os vínculos.
O grupo participou ativamente, demonstrando motivação durante a atividade. A mesma favoreceu maior entrosamento entre os alunos, já que tiveram a oportunidade de conhecerem aspectos individuais que são importantes nas relações interpessoais.
Confira alguns momentos:
{igallery id=1444|cid=192|pid=1|type=category|children=0|addlinks=0|tags=|limit=0}