Após uma maratona de estudos para enfrentar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com suas 180 questões e uma redação, o último final de semana – 24 e 25 de outubro – foi uma verdadeira prova de fogo para mais de 500 alunos Master inscritos no exame.
Durante os dois dias de realização das provas, para dar uma forcinha aos nossos alunos, o Master instalou barracas próximo ao local das provas para recepcionar os estudantes na chegada e lhes dar assistência na saída do Exame. Montamos um verdadeiro pitstop nos quatro cantos da capital: tudo para transmitir boas energias e reforçar que juntos nós chegamos lá.
“Esse momento é de extrema importância para os alunos, e o nosso papel como escola é mostrar que eles fizeram absolutamente tudo que havia paraser feito. Agora, é dar aquele abraço carinhoso neles e lembrá-los de que a missão de cada um é confiar em si mesmo – algo que nós incentivamos durante toda a preparação para a prova – e dar o melhor de si nas provas”, ressalta o diretor Pedagógico dos Ensinos Fundamental II e Médio do Master, Demócrito Diniz.
Neste ano, a campanha do Enem no Master teve como tema “boas energias para você” simbolizada através da famosa fitinha do “Senhor do Bonfim”. Um mote que, segundo a coordenadora das 3as séries, Flávia Buarque, acompanhou os estudantes desde as aulas interdisciplinares de revisão até a porta de entrada para as provas. “Desde as aulas de tai chi chuan, ioga e zumba promovidas durante as revisões finais do Enem no Master ao nosso aulão de encerramento, tivemos a preocupação de mostrar aos nossos alunos que nesses últimos dias antes da prova era hora de eles descansarem e se divertirem. Além disso, durante todo o período de estudos incentivamos, acima de tudo, o pensamento positivo, a autoconfiança e as boas energias, de fato”, comenta a coordenadora.
No primeiro dia da prova, a fitinha do Bonfim foi colocada no braço de cada um dos nossos campeões. “É uma forma de dizer: nós também estaremos com vocês durante a prova. Vão com tudo, por que esse é o primeiro passo para a realização dos muitos sonhos que vocês carregam no peito”, explica o professor e gerente de Marketing do Master, Ricardo Brito.
Sonhos que, no que depender da disposição da turma que enfrentou a maratona de provas do último final de semana, têm tudo para se tornarem realidade. “A gente passou um tempão estudando, se preparando para esse momento. A pressão e o nervosismo são muito grandes, mas a gente vai se dar bem”, torce o estudante Hermílio Júnior, momentos antes da prova. “Foi um ano muito difícil, de muita abdicação pessoal e o desgaste – físico e emocional – é muito grande. Mas, seguindo a recomendação dos professores nesses últimos dias, eu tentei relaxar e colocar em mente que o que a gente aprendeu é suficiente e que vai dar tudo certo. Tem que acreditar”, complementa a estudante Bruna Gomes.
Última chamada
Seguindo o mote da campanha e a premissa de promover uma aula diferenciada para os cerca de 500 estudantes das 3as séries, Pré-vestibular e Assistente, direção, coordenação e professores prepararam uma grande surpresa para os alunos. A última aula, mais conhecida como “aulão”, aconteceu em clima de parque de diversões. Pula-pula, cama elástica, touro mecânico, pipoca, algodão doce, tendas místicas – comandadas pelo time Master – e um palco com telão de LED para a condução das aulas e de um pocket show especial, compunham a estrutura montada para a revisão final do Master no Enem.
“Hoje é um dia de alegria, de descontração, de fechamento de ciclo, pois tudo o que vocês deveriam aprender, já aprenderam. Por isso, aproveitem essa noite, anotem os pontos mais importantes, mas, acima de tudo, divirtam-se. Boa revisão e uma prova brilhante para vocês”. A fala, do professor e diretor Financeiro do Master, Jorge Mitidieri, resume bem a dinâmica adotada pela escola para a última revisão antes do Enem, durante a quinta-feira, 22.
Ao todo, foram quase quatro horas de resolução de questões das mais diversas áreas de estudo e um só lembrete: estamos quase lá. “Foi muito bom poder voltar a dar aulas, algo de que eu gosto muito, e poder lembrar aos nossos estudantes que essa maratona está acabando, que eles estão mais próximos que nunca da linha de chegada que é a universidade. Foi, de fato, um momento muito especial”, comenta Jorge Mitidieri, que comandou uma das miniaulas de Matemática durante a revisão.
“Tudo foi pensado e executado com muito carinho para eles, que precisam tanto do nosso apoio nesse momento. Vê-los felizes, sorrindo, emanando energia boa nessa noite é nossa maior recompensa, mostra que nós estamos no caminho certo”, ressalta a coordenadora Flávia Buarque.
Psicóloga responsável por este nível de ensino, Lavínia Andrade fez questão de prestigiar o último encontro com a turma antes do Enem. Junto à coordenação, a psicóloga comandou as atividades de tai chi chuan, ioga e zumba promovidas nas últimas semanas, uma programação especialmente pensada para tirar os livros do foco dos estudantes nos dias que antecedem o Exame. “Nós fizemos os alunos compreenderem, através dessas atividades de descontração e relaxamento, que existem outros fatores físicos e emocionais que interferem na hora da prova, por isso é tão importante dividir o tempo entre estudo e diversão”, revela Lavínia.
A programação foi apreciada pela turma que participou das atividades nas últimas semanas. “Nessa hora, por mais calmo que a gente esteja, sempre dá aquele receio de ter deixado passar alguma coisa. Então a proposta foi excelente, porque além de estudar, a gente acabou fazendo outras atividades de relaxamento que eu, por exemplo, não faria. Foi muito bom sair um pouco desse estresse que vem da nossa rotina de estudos”, afirma a estudante Júlia Lima. Já para Marcela Carvalho, o aulão foi um momento especial para deixá-la ainda mais tranquila. “Para mim, essa programação diferenciada foi muito importante, porque nos fez confiar em nós mesmos e mostrou pra gente o cuidado que o Master tem conosco, não só em sala de aula”, reitera a aluna.
{igallery id=1316|cid=151|pid=1|type=category|children=0|addlinks=0|tags=|limit=0}