Pais e alunos do Fundamental I participaram, na última quarta-feira, 28, da votação referente ao projeto Eleições Master, que trouxe como tema a Proteção aos Animais. Esta foi a culminância da atividade, que consistia em eleger candidatos aos cargos de governador e presidente.
Ao longo de toda a manhã, turmas dos 2ºs aos 5ºs anos participaram da votação, assim como os pais, em um movimento que engajou toda a comunidade escolar, com cartazes, jingles e muita campanha prévia em torno dos concorrentes.

A edição deste ano do projeto trouxe como proposta a construção de chapas e partidos para os dois cargos eleitorais. Para os candidatos, foram escolhidos animais que representam a fauna brasileira, como pica-pau amarelo, arara-azul, lobo-guará e a onça-pintada. Já para os partidos, as opções são alusivas à flora nacional, a exemplo dos partidos Amazonia, Cerrado, Caatinga e Pantanal.

Para governador, o vencedor foi o cachorro-do-mato, com 94 votos. Já para presidente, o representante escolhido foi o tatu-bola.
Engajamento da comunidade escolar

O estudante Artur Filgueira (4ºD) estava animado para a votação, e falou sobre a campanha realizada com a turma. “Representamos o tatu-bola e foi muito legal o projeto. Aprendemos sobre a preservação dos animais e também fizemos materiais de campanha”, disse.

Mãe do aluno Francisco Manoel, Andreia Menezes reforçou a importância da proposta para os estudantes. “É uma ideia muito interessante e que já insere as crianças, desde cedo, nas temáticas da política, afinal, vivenciamos isso a todo momento”, explicou.

Pai de Maria Paula (4ºD), Rodrigo Rocha também destacou a iniciativa do Master em promover ações como essa, que incentivam o exercício da cidadania. “Muito bom, porque eles aprendem já de crianças como funciona todo o processo eleitoral” complementou.

Sobre o projeto

Realizado por etapas desde o início de setembro, o projeto contou com a divulgação junto às famílias e alunos, apresentação dos candidatos e sorteio dos candidatos de cada turma. Os alunos também pesquisaram sobre os candidatos e participaram de rodas de conversa sobre a importância dos biomas brasileiros para o equilíbrio ambiental de planeta.

Também houve preparação do material de campanha (slogan, cartazes e santinhos), divulgação nas redes sociais e confecção dos títulos eleitorais, além da divulgação dos candidatos de cada chapa partidária e convite à comunidade escolar para a votação. Idealizadora das Eleições Master, a professora de Tecnologia do Cotidiano, Patrícia Martorelli, avaliou o resultado do projeto.

A culminância foi um sucesso. As crianças estavam engajadas na campanha dos candidatos e demonstraram ter conhecimento sobre os animais, bem como sobre o processo eleitoral. As famílias também atenderam o chamado e vieram votar no candidato de sua preferência. Parabéns a todos os envolvidos, professores, setor de TI, setor de Marketing e direção”, acrescentou.

Confira os registros da votação!