Entre os dias 10 e 12 de agosto, os estudantes dos 7ºs anos participaram da continuidade do projeto ‘Resgatando nossa história para compreender a adolescência’, quando receberam os resultados dos formulários preenchidos no final do primeiro semestre.
De acordo com a psicóloga responsável pela ação, Miriam Barão, as reflexões promovidas pelo projeto contribuíram de diversas formas para os estudantes.
“A segunda parte do projeto possibilitou relembrar o processo de desenvolvimento e as mudanças ocorridas entre a infância e a adolescência, como a análise sobre o papel que cada um desempenha nas relações com a turma e sobre a responsabilidade como agente promotor do clima do grupo. Apesar do projeto ser único, desenvolvi em cada sala conforme a necessidade, já que atuo na abordagem humanista-fenomenológica-existencial”, explicou.
A psicóloga separou alguns depoimentos sobre a opinião dos estudantes em relação ao projeto:
“As mudanças que ocorreram comigo e com as minhas amizades ao longo dos anos, que meus amigos mudaram e eu também, e que estas mudanças continuam acontecendo.”
“Meu passado, meu futuro, minhas amizades, meus pensamentos, sobre a forma de olhar o mundo, meu presente, minhas atitudes etc.”
“Minha mudança pessoal, na minha infância e agora, possibilitando que eu refletisse sobre como é interessante a mudança e a evolução de pensamentos humanos, e a complexidade de uma mente humana em desenvolvimento.”
Confira as fotos do projeto!