Com o objetivo de oferecer segurança aos colaboradores, alunos e pais, dentro de um cenário, ainda que incerto, de possível volta às aulas neste ano de 2020, o Colégio Master já iniciou a adoção de medidas de biossegurança em toda a estrutura física visando a redução de risco de contágio por Covid-19.
Por meio de consultoria com a empresa ENFlorescer, todos os ambientes do colégio estão preparados para a circulação segura de pessoas, mesmo em quantidade inferior ao normal. As salas de aula estão adaptadas para um número reduzido de estudantes, bem como todos os corredores e espaço de trânsito de estudantes e colaboradores possuem totens com álcool gel.
As entradas contam também com aferição de temperatura através de termômetro infravermelho, e nos locais de atendimento ao público, como a secretaria, por exemplo, divisórias foram instaladas para contribuir na barreira contra o novo coronavírus.
Todas as medidas foram adotadas em consonância com a equipe contratada, que é especializada nos segmentos de meio ambiente e infectologia. Além disso, foi criado um comitê junto aos pais de alunos, que discute detalhes e a importância das ações realizadas pela escola.
“Achamos importante também entender como os pais estão vendo esse processo de retorno, mas do ponto de vista operacional e tecnológico, estamos preparados para a continuidade das aulas à distância para quem assim preferir, como também para receber estes alunos de forma presencial. No que diz respeito a recomendação de realização de testes, rodízio de estudantes, estamos nos pautando no que está acontecendo no Brasil e no mundo afora. Claro que tudo depende da definição do Governo, portanto, iremos aguardar as regras”, explicou o supervisor pedagógico do Master, Fernando Monteiro.
Capacitações
Durante este mês de setembro, toda a comunidade escolar que forma o Colégio Master irá passar por treinamentos específicos para falar sobre a nova rotina de uso de máscaras, higienização dos materiais escolares, novo protocolo de entrada e saída dos estudantes, dentre outros temas, além de tirar as principais dúvidas de alunos, pais e colaboradores.
A enfermeira Derijulie Siqueira, uma das responsáveis pelo trabalho que vem sendo realizado no Master, explica como está sendo feito esse processo.
“A ENFlorescer avaliou o Plano de Retorno às atividades presenciais, que foi construído de forma coletiva por gestores, colaboradores e pais, e está realizando treinamentos quanto às medidas de biossegurança necessárias para minimizar o risco de transmissão do vírus no ambiente escolar. Também serão treinados os colaboradores responsáveis pela higienização do ambiente quanto à frequência e atualização dos procedimentos de limpeza”, explicou.
A profissional ressalta, ainda, que todos os treinamentos e orientações dadas estarão baseados nas melhores evidências científicas e nas orientações das autoridades em saúde nacionais e internacionais.
“Os principais protocolos dizem respeitos à higienização frequente e rigorosa dos ambientes, uso de máscaras, higienização das mãos, etiqueta de tosse, medidas de distanciamento social (ensino híbrido, mudanças no layout das salas, horários diferenciados para chegada, saída e intervalos dos grupos, redução do número de alunos por sala) e vigilância em saúde, ou seja, auto avaliação diária da saúde de alunos, colaboradores e gestores, afastamento precoce de sintomáticos e pessoas que tiveram contatos com casos confirmados e rastreamento de contatos na comunidade escolar”, complementou a enfermeira.