Um momento de tranquilidade e relaxamento para manter o equilíbrio com a rotina de aulas. Assim é o projeto ‘Redução de estresse e higiene do sono’, idealizado pelo Setor de Psicologia do Colégio Master para os alunos do Ensino Médio. Através da prática de yoga, os jovens são convidados a exercitar o autoconhecimento para lidar melhor com emoções e situações do cotidiano em casa.

A atividade, que está sendo realizada online, acontece duas vezes por semana, sempre às terças e quintas-feiras, a partir das 20h30, guiada pela professora Paula Jatobá. Neste período em que os jovens estão longe do ambiente do colégio e estudando em casa durante todo o dia, Paula acredita que o yoga tem papel importante para as demandas emocionais.

“O yoga é sempre benéfico para o ser humano, principalmente nesse momento em que a gente se encontra, em que tudo é muito novo. Essa atividade vem trazer a possibilidade do autoconhecimento. O yoga é um mergulho no interior, é poder se perceber, sair do mundo dos sentidos e entrar nesse mundo interior para se conhecer”, afirma.

Reconhecer as emoções e trabalhar isso de maneira positiva são alguns dos grandes benefícios proporcionados pelo yoga aos alunos. “Com o passar do tempo, isso vai gerando um autocontrole das emoções e a possibilidade de uma autorregulação emocional. Quando você se conhece, você percebe essas emoções e consegue lidar com elas de maneira que não atinjam negativamente”, detalha Paula.

Desde 2019, o Master inovou no cenário escolar sergipano ao ofertar aulas de yoga aos estudantes e, agora, dá continuidade nos meios digitais, através de transmissões ao vivo feitas por plataformas de comunicação em vídeo. Para Paula, um dos pontos positivos dessa nova realidade é possibilitar a inclusão da família durante as aulas. “Isso tudo é muito novo também para mim, mas, nesse novo formato, a gente tem a oportunidade de alcançar as famílias também, com todos podendo usufruir dos benefícios do yoga”, avalia a professora.

Cada detalhe do projeto foi cuidadosamente pensado pela psicóloga Lavínia Andrade, incluindo o horário noturno. A prática faz com que o aluno relaxe, tenha uma noite de sono tranquila e possa acordar disposto, na manhã seguinte, para mais um dia de estudos. “A gente espera que haja uma redução de estresse e ansiedade. A ideia de ser à noite é que eles consigam reorganizar a rotina e ir voltando para um funcionamento mais próximo do que era antes”, explica Lavínia.