A utilização de recursos tecnológicos voltada para o processo de aprendizagem dos alunos sempre esteve presente no cotidiano do Colégio Master. Neste período em que todos estão em casa, essas ferramentas têm sido intensificadas e estão garantindo uma adaptação mais rápida de toda a comunidade escolar ao ensino à distância.

Graças à já existente familiaridade com os meios digitais, toda a equipe do colégio fez uma transição rápida para os novos modelos de estudo, assegurando a qualidade do ensino ofertado. De acordo com a gerente de Marketing, Thiara Menezes, a migração para a esfera online foi feita para que as aulas aconteçam de forma eficaz.

“Já estávamos inseridos no meio digital com nossas plataformas pedagógicas e, em abril, passamos por uma verdadeira preparação. Pesquisamos plataformas utilizadas no mundo inteiro, em diversas escolas e universidades, buscamos as melhores formas de chegar até a casa do aluno com a mesma qualidade das aulas presenciais”, afirma.

Com a mudança de cenário, a direção, coordenações e toda a equipe de profissionais que compõe a estrutura do colégio garantiu o suporte a alunos, professores e, até mesmo, familiares durante a adaptação. Todo o esforço foi feito, segundo Thiara, para manter a rotina escolar.

“Fizemos vídeos explicativos para informar como todo o processo seria feito, com bastante antecedência, até para professores, pois alguns não tinham tanta intimidade com as aulas online e precisaram se reinventar. Muitas famílias não estavam adaptadas ainda, por isso precisamos criar essa rotina, mesmo à distância. Temos buscado levar o melhor, sempre oferecendo todo o suporte e tentando levar a realidade do colégio para o meio digital, mantendo atividades que aconteceriam presencialmente”, explica.

O investimento que o colégio já vinha fazendo na área tecnológica foi um aspecto facilitador. Utilizado há mais de um ano, o Aplicativo Master é exemplo disso. Através da ferramenta, pais e alunos mantêm contato direto com a escola, acompanhando todo o processo letivo. “O uso do aplicativo, que já era uma prática nossa, tem sido excelente para o suporte online. Esse canal, que ficou mais forte nesse período, é aberto diretamente para famílias e alunos”, detalha a gerente de Marketing.

Além disso, as redes sociais têm sido muito importantes para a comunicação do Master. “Desde março, fizemos diversas lives nas redes e tivemos uma grande parceria com os professores, que disponibilizaram vídeos para mantermos o contato com os alunos, com o setor de Psicologia, falando sobre a questão da saúde mental nesse momento. Os perfis nas redes sociais têm aumentado a aproximação do Master com as famílias e com a comunidade em geral”, avalia Thiara.