Embora, neste período, todos estejam em casa devido ao isolamento social, a excelência do ensino, inerente ao Colégio Master, não deixou de chegar a seus alunos. Toda a qualidade e empenho da equipe profissional da escola foi transferida, por enquanto, para os meios digitais, garantindo que os estudantes continuem tendo acesso ao conhecimento através de aulas online.
A habitual atenção, que antes era focada na lousa, agora está concentrada nas telas dos computadores, tablets e celulares, por onde os alunos acompanham seus professores ensinando todo o conteúdo, através de plataformas apropriadas para transmissões em vídeo. Com um esforço conjunto de direção, coordenação, equipe administrativa e corpo docente, cada turma passou a ter aulas de todas as disciplinas, dentro do turno em que estão matriculados normalmente.
Para garantir que o ensino mantenha a qualidade no patamar de sempre, os profissionais foram preparados para a nova metodologia. Segundo a coordenadora da Educação Infantil, Roseane Melo, o momento inédito que está sendo vivido requer adaptação de todos: professores, alunos e familiares.
“A escola não mediu esforços para que nos preparássemos para esse processo e para que os alunos não ficassem sem aulas e sem o conhecimento pedagógico a ser desenvolvido. Uma criança domina bem um celular, por exemplo, para lazer e jogos, mas, agora, ela tem que usar a tecnologia para estudar. Por isso, é preciso uma aula lúdica e prazerosa, que seduza a criança a ficar em frente a um computador. O início foi de adaptação, para nós, famílias e também alunos, mas agora já estamos colhendo frutos desse novo contexto”, explica.
Roseane conta que o ensino exclusivamente à distância é um grande desafio, em especial para crianças, mas que a dedicação e compromisso do Master com seus alunos têm sido fundamentais para garantir a continuidade da aprendizagem de maneira inovadora.
“É um grande desafio, mas não existe barreira quando há uma disponibilidade de querer fazer e trocar experiências. É um processo muito novo para a educação, principalmente para os mais novos, com quem é preciso trabalhar coordenação motora fina, percepção, lateralidade e grafia, por exemplo. É desafiador fazer isso à distância, mas tenho certeza que será o grande legado de transformação e evolução. Estamos construindo um novo perfil e uma nova abordagem para a escola”, avalia a coordenadora.