O projeto coletivo desenvolvido pelo setor de Psicologia para os alunos da Educação Infantil do Colégio Master, neste ano de 2020, vai contar com um personagem curioso: o ocapi. Animal que chama a atenção pela sua aparência – que lembra uma junção de girafa e zebra -, o ocapi vai ser utilizado para levar às crianças importantes ensinamentos sobre respeito às diferenças, empatia e cuidado com o próximo.
A cada ano, um tema especial funciona como gerador principal para o desenvolvimento das atividades realizadas com os pequenos. Não foi por acaso que o ocapi foi selecionado. Mamífero quadrúpede, o animal tem corpo em tons de marrom e pernas listradas, como zebras. Apenas no Congo ainda é possível encontrar a espécie, ameaçada de extinção.
As características peculiares do ocapi, de acordo com a psicóloga Bruna Vasconcelos, vão permitir que os alunos aprendam que o diferente respeitado. “Ele vai ser o protagonista para trabalhar as experiências socioemocionais das crianças. Busquei um bichinho para trabalhar sobre as diferenças, com quem eles pudessem se identificar de alguma maneira e gerar empatia”, explica
Durante todo o período letivo, diversas atividades irão abordar o animal, desenvolvendo o projeto de forma integrada com toda a equipe que acompanha as crianças. “Na aula de Música, por exemplo, eles vão ter contato com canções dos locais onde o ocapi vive, na Contação de Histórias também haverá a participação do personagem. Serão muitas aventuras com o ocapi!”, garante Bruna.
Todos os projetos realizados são desenvolvidos dentro do próprio setor do colégio, garantindo que as atividades sejam planejadas de forma exclusiva e baseadas nas características específicas das crianças Master. “Observamos muito as relações dos alunos e das famílias. É importante ter a sensibilidade de olhar para as crianças e poder contribuir com o processo deles”, explica a psicóloga.