Visando conhecer os alunos e acolhê-los diante das expectativas, dúvidas e sentimentos que envolvem uma nova etapa, seja pela mudança de nível de ensino ou de escola, cidade, país; realizaram-se atividades em cada turma dos 6º anos e em grupos distintos com os 7º, 8º e 9º anos.

Com os 6º anos, oportunizaram-se atividades que trabalharam a identidade, a integração e as preferências pessoais, além de exercícios de sensibilização com o próprio corpo, respiração e emoções sobre a nova fase.

Com os 7º, 8º e 9º anos, através de grupos por séries, realizaram-se dinâmicas de grupo, favorecendo um momento para se apresentar, conhecer outros novatos e expressar as dúvidas, dificuldades e expectativas através do preenchimento de questionário. Através desse, os alunos que demonstram algum tipo de dificuldade são relatados para as coordenações pedagógicas e os que possuem dificuldades na adaptação e integração são chamados pelo setor de Psicologia para entrevista, diante da qual, se houver necessidade, os pais serão chamados para estabelecer uma parceria entre família e escola.

O Acolhimento é também o momento em que os alunos novatos conhecem o papel da Psicologia Escolar.

SERVIÇO INTEGRADO DE PSICOLOGIA
ENSINO FUNDAMENTAL II
MIRIAM TOMAZ BARÃO

Confira alguns dos momentos vivenciados:

{backbutton}