Com o objetivo de aprender mais sobre a história de Sergipe, os alunos dos 4ºs anos do Fundamental I do Master participaram de aulas práticas, entre os dias 12 e 14 deste mês, no Museu da Gente Sergipana.

Curiosos e em busca de aprender mais sobre a cultura sergipana, os pequenos estudantes puderam conhecer ícones da cultura do estado, como a literatura de cordel, os repentes, a indumentária cultural, expressões típicas da nossa região, bem como personagens folclóricos, num momento de bastante integração e compartilhamento de conhecimento.

Localizado aqui em Aracaju (SE), o museu oferece multimídia interativa e, de forma tecnológica, leva os visitantes a conhecerem o acervo do patrimônio cultural material e imaterial do estado de Sergipe através de instalações e exposições interativas.

De acordo com uma das coordenadoras do Fundamental I, Jossiene Souza (Tia Jô), a atividade proporcionou aos estudantes, além da vivência ‘in loco’ dos objetos de conhecimento desenvolvidos em sala de aula, a adequação ao que preconiza a sexta Competência Geral da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

“Essa competência visa valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais, e a levar o aprendiz a apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem o entendimento das relações próprias do mundo e a fazer escolhas alinhadas ao seu projeto de vida pessoal, profissional e social, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade”, destacou.