Os pequenos estudantes das turmas do Infantil e Fundamental I do Colégio Master entraram no clima do São João, na última sexta-feira (08). O complexo esportivo da escola se transformou num verdadeiro arraial, com direito a trio pé de serra, quadrilha, comidas típicas e claro, muita animação!
O tema escolhido neste ano, foi o ‘São João: vida que pulsa no Sertão’, com o objetivo de incentivar e fortalecer a cultura junina dentre as crianças desde o início da vida escolar. Para a diretora Pedagógica dos Ensinos Infantil e Fundamental, Vaneide Mitidieri, o papel da escola é essencial para manter a tradição dos festejos juninos entre as crianças.
“Neste ano, nós retratamos, além da cultura nordestina, a temática do sertão e da seca. Acredito que devemos valorizar isso. É o nosso povo, são as nossas raízes. Então, trazemos para a festa a música, a dança, as comidas típicas, e tudo que o Nordeste oferece neste mês de junho”, ressaltou.
Os pequenos apresentaram o que aprenderam nas últimas semanas, divididos em animadas quadrilhas juninas. E como toda apresentação, o evento contou com uma animada plateia de pais, mães, familiares e amigos.
Frederico Brasileiro, que participa da festa pela primeira vez, falou emocionado sobre a apresentação da filha, Luna Teixeira de Moura Brasileiro, do Maternal I. “Por ser o primeiro ano dela na escola, criamos muita expectativa em torno da festa. Ela sempre mostrava para a gente o que vinha aprendendo e ensaiando. Então, hoje foi um dia muito feliz para mim, que sou pai de primeira viagem”, afirmou.
Mãe dos alunos João Luca (Infantil II) e Otávio (1° ano), Taíse Lima também elogiou a organização do evento. “Fiquei muito surpresa com a festa, muito organizada, estruturada e bem decorada. Gostei bastante de participar e meus filhos, mais ainda. Ficaram superanimados”, complementou.
Como o tema da festa girava em torno do sertão, os alunos levaram ao público apresentações embaladas por grandes sucessos, como Lamento Sertanejo, Súplica Cearense e Pedras que Cantam, por exemplo. Para Selma Della Guardia, uma das coordenadoras do Fundamental I, a escolha do repertório buscou retratar as raízes do São João tradicional.
“A ideia foi trabalhar as riquezas do sertão, a vida do sertanejo e sua esperança em relação à chuva. Buscamos mostrar um pouco dessa vida, da alegria de viver e da esperança por dias melhores, e as músicas, junto às apresentações dos alunos, retrataram bem isso”, disse.