Um dito popular afirma que a fé move montanhas. Desde 2009, o senso comum, no entanto, ganhou embasamento científico com uma pesquisa realizada na Universidade de Toronto, no Canadá, que mostrou que a fé, a espiritualidade e a religiosidade ajudam a reduzir os níveis de ansiedade.
O que foi comprovado cientificamente pelo estudo tem sido visto na prática aqui no Master. Criado em 2017 por nossos estudantes, o grupo de oração Pray Master tem sido ponto de apoio importante para alunos de todas as crenças e idades. “Tudo começou no coração de Deus. A gente viu a necessidade de criar um grupo para falar sobre a palavra dEle, para compartilhar essas mensagens, esses bons sentimentos, já que víamos muitas pessoas ansiosas, que precisavam de alguma ajuda e muitas vezes não a encontravam”, explica uma das fundadoras do grupo, Virgínia Farias.
As reuniões semanais – que começaram em março de 2017 com pouco mais de 15 alunos envolvidos – hoje acolhem cerca de 100 estudantes unidos por um único propósito: ouvir a palavra de Deus.
“Esse crescimento do grupo é fruto não do nosso trabalho, mas do que a palavra fala. As pessoas chegam aqui muitas vezes precisando de uma ajuda, um suporte que não encontram nem na família, em alguns casos, e elas acham aqui. Nossos encontros são momentos de cuidado com a alma”, destaca Matheus Henrique, aluno do Assistente e um dos organizadores do Pray Master.
A dinâmica do grupo é simples: não há doutrina nem orientação religiosa definidas, o espaço é aberto a todas as crenças – e mesmo aos que não creem na existência de um deus. “Nós somos seguidores de Cristo mas não fazemos distinção entre evangélicos, católicos, espíritas e nem tratamos de sistemas ou de nomes de igrejas. A palavra que é dita aqui é baseada em Deus. Nós já tivemos e temos frequentadores ateus, agnósticos, e isso não é um problema”, reitera Virgínia.
Apesar de terem apenas 20 minutos semanais, as reuniões do Pray Master têm efeito comprovado por quem encontrou no grupo o acalanto necessário para as angústias e tensões do dia a dia. “Todas as vezes que eu venho eu sinto que a fala é pra mim, sabe? Toca muito a todos nós, é uma sensação maravilhosa. Meu primeiro contato com o Pray Master foi num dia em que eu estava muito mal e resolvi vir pro encontro. E aquilo melhorou muito a minha semana. Hoje eu chamo os meus amigos, quem eu posso pra participar”, comenta a estudante Roberta Carvalho.
“Eu tive vergonha de vir nos dois primeiros encontros, mas depois ficamos todos muito mais confortáveis em chorar, em trocar um abraço. A gente vê pessoas que a gente nem conhece e elas vêm, trocam energia, passam, através de uma palavra, de um gesto, aquela força de ‘olha, eu estou aqui com você’, e isso é muito importante. Virou uma rede de apoio mesmo”, complementa a aluna Victoria Guerra.
Um feedback que, segundo contam Matheus e Virgínia, é compartilhado pela maioria dos membros do Pray Master. “Direto nós ouvimos das pessoas o quanto o grupo tem ajudado a controlar a ansiedade, a superar algumas situações, e é isso que a gente quer, ajudar a quem precisa através da palavra de Deus”, agradecem.
O quê? Grupo de oração Pray Master
Quando? Todas as sextas-feiras, no intervalo das 11h05
Onde? Espaço Multimídia, 2º andar, em frente à biblioteca
Quem pode participar? Alunos de todas as faixas etárias e colaboradores Master