Caracterizado pela violência física e/ou psicológica, de forma intencional, sem motivo claro, contra um indivíduo ou grupo de indivíduos, o bullying tem sido tema de ações de discussão e conscientização constantes aqui no Master.
Nos dias 15 e 16 deste mês, o setor de Psicologia do Fundamental II, por intermédio da psicóloga Miriam Barão, promoveu um encontro de acolhimento que possibilitou aos estudantes dos 6os e 7os anos a reflexão sobre as relações e os conflitos interpessoais, sobre o bullying.
Após uma dinâmica de “reconhecimento”, em que os alunos foram convidados a conversar sobre os aspectos que mais apreciam e menos gostam em si mesmos, nossos estudantes aprenderam que cada um é único e importante, todos são especiais e, se nos amarmos e aceitarmos como somos, podemos ser ainda melhores.
“É muito comum nos compararmos aos outros, e isso costuma nos deixar inseguros e tristes, se acharmos que não somos bonitos ou inteligentes o suficiente ou, em outros casos, podermos achar que somos superiores. O nosso objetivo era mostrar a esses alunos que não somos melhores ou piores que ninguém, somos únicos, diferentes, e cada um de nós é dotado de qualidades e defeitos”, explica a psicóloga Miriam Barão.
A partir dessa reflexão, e com a ajuda de slides e vídeos sobre bullying apresentados em sala de aula, nossos estudantes perceberam a influência dos rótulos nas relações interpessoais e as repercussões, e sobre como estes facilitam ou prejudicam a qualidade de vida dos indivíduos, desencadeando aceitação ou exclusão e, muitas vezes, resultando em bullying.
Uma iniciativa para lá de importante! Confira os nossos registros.