“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”. A célebre frase de Paulo Freire sugere que o pensamento crítico seja estimulado em diversas áreas, em atividades cotidianas e até mesmo demonstra a necessidade de promover uma abordagem mais ativa e participativa na aprendizagem. Pensando nisso, o Colégio Master promoveu mais uma edição do Grupo de Estudos Master (GEMA), na última quinta-feira, 22, e trabalhou o tema “Transumanismo: A arquitetura do novo humano” com alunos do Ensino Médio e Assistentes.
Liderado pelo professor de Filosofia Marcus Éverson, o GEMA tem o objetivo de propiciar a interação entre as diversas áreas do conhecimento com o que há de melhor do conhecimento filosófico, respeitando a livre exposição das ideias e fortalecendo a capacidade crítica dos participantes.
Quando um ambiente de ensino valoriza e promove o pensamento crítico em suas práticas educacionais, está, na verdade, capacitando os alunos a questionarem, analisarem e interpretarem o mundo ao seu redor de maneira independente. Isso não apenas os prepara para serem cidadãos mais informados e engajados, mas também os capacita a enfrentar os desafios complexos da vida pessoal, profissional e social.
De acordo com o professor Marcus, a estratégia de abordagem é o método dialógico. “Uma vez apresentado o tema, os participantes são estimulados a interferir criticamente na discussão, já que, como é sabido, quanto maior o repertório teórico e conceitual dos alunos , melhor será sua capacidade de interpretar o mundo e de se situar em questões de interesse para a vida cidadã e participativa”, resumiu o professor.
Durante o ano de 2024, novos encontros serão marcados para que os alunos possam dialogar sobre temas que estão postos e geram discussão em sociedade.