Com ações direcionadas desde os anos iniciais, o Centro de Excelência Master figura mais uma vez em 1º lugar no estado de Sergipe com aprovações no Exame Nacional do Ensino Médio, desde 2009, de forma consecutiva. Para descobrir as estratégias e como esse trabalho vitorioso é realizado no dia a dia, convidamos o coordenador da 3ª Série do Ensino Médio, Assistentes e Pré-vestibular, o professor Anderson Peixoto, para uma entrevista exclusiva. Confira!

1) O Master figura como um Centro de Excelência há muitos anos. Se você fosse resumir esse sucesso em uma palavra, qual seria?

Excelência. É o que nos resume, é a nossa essência. Aqui no Master todos trabalham em prol da excelência, desde a portaria, pessoal de secretaria, a equipe de serviços gerais se somam aos diretores, coordenadores, professores, auxiliares de coordenação sempre em busca da excelência. Entregar uma educação de qualidade para o público em sua maioria sergipanos, mas também com uma grande incidência de baianos e alagoanos. Não buscamos apenas a excelência pedagógica, mas também a excelência de gestão, que vai além de uma escola.

  1. Você acredita que os alunos do Centro de Excelência Master são diferenciados de alguma forma?

Com certeza, o nosso público é diferenciado. As famílias já matriculam seus filhos no Master em busca de um referencial de educação, então são alunos e famílias comprometidas com a educação desde a mais tenra infância, até os anos finais.

  1. Um fato curioso: em percentual, o maior número de aprovações no vestibular são de alunos que estão conosco há muito tempo ou dos que chegam diretamente nos anos finais?

São dos que estão conosco desde a Educação Infantil e Ensino Fundamental. São famílias que confiam no nosso trabalho e formam uma parceria conosco desde os primeiros anos. Nós trabalhamos neles desde sempre uma cultura de estudo, incentivando a participação deles em Olimpíadas do Conhecimento, em Maratonas do Saber, em Gincanas Literárias e também em projetos como Simulações da ONU. Então, nossos alunos experienciam diversas situações que vão além das simples avaliações institucionais.

  1. Você acredita que outros setores da escola, além da coordenação pedagógica, contribuem para essa marca de sucesso? Porque?

Com certeza! Nossos alunos hoje têm a cultura de passar o dia no Master. Eles chegam para a aula pela manhã e passam aqui a tarde e a noite estudando. Então, por vezes, o primeiro sorriso que esse aluno recebe em seu dia é na nossa portaria, então precisamos de uma portaria eficiente, vigilante, mas também que seja acolhedora. Toda a nossa equipe cria uma relação de muito carinho com os nossos alunos e os estudantes reconhecem isso. Uma escola não se faz apenas com uma equipe de professores. Hoje o Master é uma grande empresa, então temos os papéis bem definidos desde a equipe de diretores até as outras áreas. O Centro de Excelência Master se preocupa bastante em ter um quadro de funcionários que estejam envolvidos com a escola, que amem o que fazem e estejam comprometidos com o trabalho de educar e formar cidadãos, porque essa felicidade é contagiante.

5) Se você tivesse apenas dois minutos para explicar a um pai sobre os benefícios de matricular seus filhos no Master, desde os primeiros anos, com vistas à aprovação no Ensino Superior, o que falaria?

Se a família procura um local seguro e acolhedor, com excelentes profissionais para trabalhar nas individualidades dos nossos alunos para que esse aluno tenha todo o seu lado cognitivo potencializado, como também o equilíbrio com o socioemocional, o local é o Master. Estamos sempre buscando a excelência nas nossas avaliações e na metodologia de ensino, buscando os parceiros certos para que a escola venha entender o movimento educacional brasileiro e internacional, prova disso são os inúmeros alunos que atualmente fazem parte de universidades de fora do Brasil. O aluno Master pode sonhar e o sonho dele passa a ser o nosso sonho. Vamos juntos dar ferramentas para que ele possa alcançar o seu objetivo, além de primar pela felicidade de cada um dos nossos alunos.

6) Pessoalmente falando, como a história de Anderson Peixoto se entrelaça com a do Master?

A minha história começa no Master em 2008, eu tinha 23 anos, quando por providência divina eu fui convidado a ser professor de reforço de matemática dos 6ºs e 7ºs anos. A nossa saudosa Conceição Hora (in memoriam) foi quem me fez o convite. Ao longo dos meses, fui convidado para assumir as turmas de desenho geométrico do 6º ao 9º ano. Desde então eu agarrei todas as minhas forças a oportunidade, porque eu tinha certeza que a partir daquela sexta de 2008 a minha vida seria transformada. Em 2010 eu já era professor de desenho e matemática e com o passar do tempo fui galgando o meu espaço, cheguei a ser professor do Ensino Médio nas disciplinas de Lógica Matemática, Matemática, Trigonometria até que em 2016 o diretor geral Jorge Mitidieri me convidou para coordenar de forma específica o pré-vestibular. Em pouco tempo fiz um trabalho que foi reconhecido e em 2017 eu já estava assumindo as 3ªs séries e ao final de 2017 eu assumi todo o Ensino Médio do Colégio Master e com o crescimento exponencial do Master, voltei a ficar responsável pelas 3ªs Séries, Assistentes e Pré-vestibular. Assim como o Master preza pelos resultados, eu sou apaixonado pela análise de dados, gosto de cuidar de gente e me recordo que desde quando, na minha adolescência eu ainda morava em Itabaiana, nos anos 90, ouvia os meus amigos falando da referência que era o Master. Então eu tenho muito orgulho de fazer parte dessa instituição de forma oficial há 15 anos, chegando ao 16º ano de funcionário Master.