Cultura e Representatividade: Passeio Pedagógico do Master trabalha formação cidadã entre alunos do 7º Ano
Pensando em explorar a cidade de Aracaju pelos aspectos culturais e históricos, o Centro de Excelência Master realizou, de 24 a 27 de fevereiro, um passeio pedagógico que uniu as disciplinas de Geografia e Projeto de Formação Humana ao Programa ERER Master. O percurso detalhou a história da população afro-brasileira em Aracaju e foi direcionado aos alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental – Anos Finais.
A atividade teve início no Bairro Santo Antônio, local onde Aracaju começou a se formar como cidade em 1855. Os alunos visitaram a Igreja de Santo Antônio, localizada no alto da Colina, e aprenderam sobre a transferência da capital de São Cristóvão para Aracaju, além de refletirem sobre a importância histórica e cultural da região.
Seguindo o trajeto, os estudantes percorreram pontos emblemáticos que evidenciam a presença da população negra na cidade. No Largo da Sergipana, tiveram contato com manifestações culturais herdadas dessa ancestralidade, como o Parafuso, Caboclinhos, Taieira, Chegança e São Gonçalo, tornando o aprendizado ainda mais rico por meio da análise de elementos culturais presentes em murais, esculturas e expressões artísticas espalhadas por Aracaju.
No Bairro Cirurgia, os alunos visitaram a Maloca e o Geruzinho, espaços que simbolizam a resistência e a valorização da cultura afro-brasileira em Aracaju. A Maloca, considerada um dos principais quilombos urbanos da cidade e do Brasil, se tornou um marco na preservação da história e identidade da população preta na capital sergipana. Além disso, a aula abordou a importância das comunidades quilombolas reconhecidas pelo Governo Federal, destacando o papel desses territórios na promoção da equidade e no resgate cultural.
A professora de Geografia, Jociene Macedo, ressaltou a importância do passeio pedagógico para a compreensão dos aspectos históricos e culturais da formação da sociedade sergipana. “Esse tipo de atividade amplia a visão dos alunos sobre a formação do nosso país, permitindo que compreendam de maneira prática a influência dos povos afro-brasileiros na nossa sociedade”, destacou.
Os alunos também demonstraram grande interesse durante o percurso, fazendo perguntas e compartilhando reflexões sobre o impacto da cultura afro-brasileira na identidade local.
A gerente de marketing e eventos do Master e coordenadora do Programa ERER, Thiara Meneses, também comentou sobre a iniciativa e seu impacto educacional: “Esse é o terceiro ano que o ERER se junta a professora Jociene para levar os alunos dos sétimos anos para conhecer a história de uma Aracaju preta, seja na formação geográfica e territorial como nos personagens importantes que marcam a história da nossa cidade. É gratificante poder fazer parte dessa aula externa e contar a história que os livros por muitos anos não contaram”.