Nos dias 8 e 9 de junho os alunos dos 2ºs anos do Ensino Médio realizaram lindas apresentações no I Sarau Poético promovido pelo professor de literatura André Luiz que levou o título “Vinícius canta e encanta”.

Há três anos o professor resolveu adotar o livro Nova Antologia Poética de Vinicius de Moraes.  Para ela a poesia precisa ser vivida todos os dias. “Eu percebi que era necessário trazer a poesia para a sala de aula, pois os alunos estão sempre em contato com a prosa. E nos dois primeiros anos que eu adotei o livro eu percebi que houve uma dificuldade em trabalhar a poesia com toda a turma. Por essa razão esse ano eu resolvi promover o Sarau Poético, para além do contato com a poesia, eles trabalharem também a autonomia, criatividade e o espírito em equipe”, explica o professor André Luiz.

A ideia de conseguir colocar toda a turma em contato com a poesia consistiu em dividir as turmas em cinco áreas: roteiro e direção, figurino e cenário, atuação, coral e músicos. Uma forma de encaixar todos no papel que eles se sentissem melhor em desempenhar, o resultado disso foram apresentações grandiosas e que trouxeram todo o amor e paixão retratados nas poesias de Vinicius.

“Foram várias reuniões e ideias coletivas que nos fizeram entender de uma forma muito legal a poesia de Vinicius. A interação de toda turma também foi muito bacana e vou ficar muito tempo com as poesias de Vinicius na cabeça”. Relata Gustavo Valeriano que nunca havia participado de um sarau e na apresentação da turma participou como ator.

Para Bruna e Luiza Fragoso, do 2º ano C, receber a função de roteirista e diretora foi bastante estimulante, elas e as amigas se reuniram pessoalmente e também usaram os grupos de bate papo no celular para ajudar na construção das ideias. Uma experiência única na vida delas que nunca tinha recebido essa função antes. União e aprendizado que elas vão levar para vida.

Parabéns para todas as turmas pelo empenho nas apresentações e ao professor e coordenação pelo desenvolvimento do projeto. Viva a leitura, viva a poesia!