BRUNA VASCONCELOS

Nível de Ensino:Infantil e 1º ano do Fundamental Anos Iniciais
Segunda-feira à sexta-feira – 7h às 12h.

LARISSA FIGUEIREDO

Nível de Ensino:
Fundamental Anos Iniciais – 2º ao 5º Ano
Segunda-feira à sexta-feira – 7h às 12h.

ELAÍNE SIBALDO

Nível de Ensino:
Infantil e Fundamental Anos Iniciais – Psicopedagoga
Segunda-feira à sexta-feira – 7h às 12h.

MIRIAM BARÃO

Nível de Ensino:
Fundamental Anos Finais – 6º ao 7º ano
Segunda-feira à sexta-feira – 7h às 12h.

LUANA VIEIRA CHEREGATTO

Nível de Ensino:
Fundamental Anos Finais – 8º ao 9º ano
Segunda-feira à sexta-feira – 7h às 12h.

AMANDA GONZAGA

Nível de Ensino:
Fundamental Anos Finais e Médio – Psicopedagoga
Segunda-feira à sexta-feira – 7h às 12h.

CAMILA BARRETO

Nível de Ensino:
Ensino Médio
Segunda-feira à sexta-feira – 7h às 12h.

Os objetivos principais da Psicologia Escolar são: mediar os processos de desenvolvimento humano e de aprendizagem, orientar e atuar, preventivamente, como instrumento de facilitação para o trabalho coletivo.

A psicologia, enquanto ferramenta para o fortalecimento de pessoas e grupos, enfoca a compreensão dos processos psicossociais presentes no contexto escolar, aumenta a qualidade e a eficácia do processo educacional através dos conhecimentos psicológicos.

A Psicologia Escolar exerce ESCUTA ATIVA do discurso da instituição e dos sujeitos que a compõem, contribui com conhecimentos psicológicos para melhorar a compreensão da complexa rede de relações entre professor-aluno, atua com as famílias dos alunos, atende ás situações decorrentes de crises psicológicas vitais ou de desenvolvimento, que previsivelmente ocorrerão na escola. Essas crises são definidas como momentos importantes para as vivências comparticipadas que, se superada, possibilitarão o crescimento pessoal e uma maior integração no mundo daqueles que a vivenciarem.

A Psicologia Escolar trabalha para o bem coletivo da comunidade escolar, enquanto a Psicologia Clínica atua junto a um indivíduo ou a um pequeno grupo (família ou terapia de grupo).

A Psicologia Escolar contextualiza e atua junto aos indivíduos na escola. A Psicologia Clínica individualiza, atua junto a subjetividade (a forma pela qual cada indivíduo vivencia determinada situação).

Na Psicologia Escolar, o profissional atua, sem excluir as contribuições da Psicologia Clínica e acadêmica, porém ele assume o papel de agente de mudanças dentro da instituição escolar. Ao invés de abordar problemas escolares centrados nos alunos, o psicólogo atua não só sobre as relações que se estabelecem, mas também leva em consideração o meio social em que essas relações estão inseridas e os grupos que a compõem. Para o Psicólogo Clínico, interessa o processo de saúde/doença do(s) indivíduo(s) atendido(s); enquanto para o psicólogo escolar, a tarefa central se refere ao processo educacional, visando à construção de saúde integral no ambiente escolar.

Não só as atividades coletivas devem ser priorizadas, como também as de prevenção para que o trabalho alcance um número maior de envolvidos.

O Psicólogo escolar deve entender quais são as verdadeiras necessidades das instituições em que ele atua, participar junto a equipe escolar para que as atividades educacionais sejam desempenhadas efetivamente, facilitar e incentivar a construção de estratégias de ensino diversificadas, mediar as relações interpessoais na instituição escolar como um todo e elaborar projetos que valorizem o aspecto humano dentro da escola.

O atendimento individual deve ocupar o menor espaço de tempo possível do psicólogo na escola.

O psicólogo escolar pode ser procurado por gestores, funcionários, professores, alunos, pais, outros profissionais que acompanhem os alunos ou as famílias fora da escola.
  • Resolução de conflitos.
  • Problemas quanto à aprendizagem.
  • Dificuldade de ajustamento e adaptação.
  • Relacionamento pais-filhos.
  • Relacionamento professor-aluno.
  • Orientação aos professores.
  • Informações sobre as profissões e sobre e sobre o mercado de trabalho.
  • Promover eventos: encontro de professores e pais.
  • Orientar pais, professores, funcionários e alunos.
  • Participar em reuniões pedagógicas junto à direção, à coordenação e aos professores.
  • Promover encontros semanais do serviço de Psicologia para a avaliação e para o planejamento de atividades.
  • Realizar dinâmicas de grupo nas salas de aula em todos os níveis de ensino.
  • Observar atividades durante as aulas e nos intervalos.
  • Atender individualmente, conforme a demanda.
  • Realizar projetos de transição dos alunos dos 5º anos para os 6º anos, além dos 9º anos para os 1º anos do Ensino Médio.
  • Promover palestras de Orientação Profissional e visitas a profissionais in loco para alunos do Ensino Médio.
  • Acolher os novos alunos.

Os temas são muitos e variam de acordo com a demanda da escola.

A escola reflete a sociedade, portanto as questões sócio-político-econômicas emergentes aparecem no ambiente escolar.

Atualmente, estão em evidência os seguintes temas:

  • Violência.
  • Bullying
  • Exposição nas redes sociais.
  • Abuso de droga ilícitas.
  • O uso de álcool e do tabaco.
  • Conflito nas relações intra e interpessoais.
  • Normas e regras.
  • Valores humanos.
  • Mercado de trabalho.

*Pais e profissionais, através da recepção principal ou via aplicativo da escola, devem agendar um horário específico para que sejam mais bem atendidos.

  • Participar, ativamente, dos eventos promovidos pelo Setor de Psicologia na Escola;
  • Acessar os comunicados do setor de psicologia para acompanhar o que acontece na escola;
  • Sugerir temas e propor atividades;
  • Compartilhar informações que possam agregar e dinamizar a parceria família-escola.

*Para a equipe pedagógica, os alunos e os funcionários podem ir, diretamente, ao Setor de Psicologia.