Criado em 2016 por iniciativa de estudantes da 3ª série do Ensino Médio Master, o coletivo feminista Master Delas – primeiro coletivo escolar do segmento em Sergipe – deu importantes passos durante essa semana. Na manhã desta quarta-feira (22), duas representantes do grupo participaram da reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania.

Em meio a representantes de diversas secretarias e entidades não governamentais, nossas meninas apresentaram a proposta do coletivo, as ações desenvolvidas, e conheceram melhor o trabalho que vem sendo feito pelo Conselho, presidido pela advogada e presidente da Comissão em Defesa dos Direitos da Mulher da OAB Sergipe, Adélia Pessoa.

“Ficamos muito felizes em recebê-las e esperamos que, a partir de agora, o Master Delas torne-se membro colaborador do Conselho. Essa é uma importante iniciativa, que precisa ser divulgada e inspirar outras meninas em Sergipe”, parabenizou dra Adélia.

Já na quinta-feira, 23, o coletivo prestigiou a abertura da IX Semana de Justiça pela Paz em Casa, iniciativa que acontece em todo o Brasil, sob a coordenação dos Tribunais de Justiça dos respectivos estados. A convite da juíza e coordenadora da Coordenadoria da Mulher, do TJSE, Iracy Ribeiro, o Master Delas estampou a capa do folder e todo o material de divulgação local da Semana de Justiça pela Paz em Casa.

“Esse coletivo, o engajamento dessas meninas na causa do feminismo, da luta contra a violência contra a mulher, é a prova de que tudo que a gente tem feito, tudo pelo que a gente tem lutado está dando frutos. Eu fico muito feliz com a iniciativa e dou parabéns a elas e ao Master por abraçar essa causa”, destacou dra Iracy Ribeiro.

Para uma das precursoras do Master Delas, a aluna Sofia Piccoli, a participação do coletivo na Semana da Justiça pela Paz em Casa reitera a importância do Master Delas dentro e fora dos muros da escola. “Ter o reconhecimento do TJ é essencial para dar credibilidade às nossas ações futuras. Fico muito feliz que o coletivo tenha tomado essa proporção e que hoje em dia inspire outras meninas. Vamos continuar lutando pra trazer cada vez mais informações, fazer mais eventos e nos associar a outros movimentos e coletivos de mulheres de Sergipe”, comemora Sofia.

Além de estamparem a campanha da IX Semana da Justiça pela Paz em Casa, nossas meninas foram homenageadas durante a abertura do evento e receberam das mãos do presidente do TJSE, Cesário Siqueira Neto, pulseiras da atitude do Instituto Avon. Uma pequena lembrança, mas bastante representativa para o Master Delas. “Participar desses eventos nos impulsiona, nos fortalece e dá a possibilidade de trocar experiências construtivas com outras pessoas que lutam pelos mesmos ideais. Além de dar mais visibilidade ao coletivo, esses eventos mostram que não estamos sozinhas e que essa luta vai muito além dos muros da escola”, ressalta a estudante Milena Barreto.

“Só assim a gente consegue criar uma rede maior e mais forte de apoio com outros grupos de assistência à mulher em Sergipe. Nosso objetivo é inspirar cada vez mais mulheres e irem atrás dos seus direitos, e o primeiro passo nós já estamos dando”, complementa a aluna Marina Braga Monteiro.

Ponto para elas!