Os estudantes do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio do Centro de Excelência Master possuem, em suas respectivas grades curriculares, a disciplina de Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo (OPEE).

Através de aulas teóricas e práticas, os alunos começam a ter os primeiros contatos com os conceitos de empreendedorismo, gestão de renda e consumismo, por meio de metodologias desenvolvidas para cada faixa etária, estimulando crianças e adolescentes à descobrirem a relação entre o gerenciamento de renda e a construção de uma sociedade mais igualitária.

Dentro e fora da escola, são promovidas discussões sobre os conceitos necessários para formar gerações mais conscientes e uma sociedade mais equilibrada em aspectos que vão além dos econômicos.

Ao longo do ano letivo, diversas são as atividades realizadas pela disciplina de OPEE, sendo as principais delas: o Projeto Cofre e a Feira das Profissões.

Projeto Cofre – Durante as aulas, os alunos do Infantil e dos primeiros anos do Fundamental I aprendem sobre os conceitos de economia, gerenciamento de renda, consumismo, empreendedorismo. Os pequenos são estimulados a depositar dinheiro em um cofrinho. Após esse período de economia, os cofres são abertos, o dinheiro é contabilizado e as crianças do Infantil e Fundamental I são levadas a um supermercado para descobrir, na prática, a diferença entre caro e barato e entender sobre temas importantes quando o assunto é economia doméstica.

Feira das Profissões – Realizada de dois em dois anos, a Feira das Profissões representa a culminância de todo o trabalho realizado pela OPEE ao longo do ano. A ação traz como objetivo trabalhar importantes habilidades de autoconhecimento, autoestima, educação financeira, empreendedorismo e orientação profissional. A cada edição, são escolhidos temas e profissões a serem trabalhadas ao longo do ano, bem como atividades complementares à feira, como palestras, visitas a instituições e ambientes de trabalho diversos.