Faltam pouco mais de dois meses para a edição 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio e, com a proximidade das provas que selecionam mais de um quinto dos novos universitários do país, é hora de acelerar o ritmo de estudos, manter o foco e a determinação e dar start nas revisões para garantir a vaga dos sonhos na universidade.

“Dá pra fazer muita coisa nesses dias, mas é importante que, para começar, o aluno saiba o que ele deve estudar – em quais áreas de conhecimento focar – e como gerenciar o tempo de estudos para conseguir uma boa nota no Enem”, destaca o coordenador dos 3os anos, Assistente e Pré-Vestibular do colégio Master, Anderson Peixoto.

Para dar uma forcinha aos candidatos sergipanos nesta reta final de preparação, a equipe de professores do colégio Master – escola heptacampeã no Enem em Sergipe – preparou uma lista com os assuntos mais cobrados no Enem, separados por área de conhecimento, dicas para potencializar a absorção dos conteúdos e como montar um plano de estudos para guiar os últimos dias antes da maratona de provas. É só anotar e focar nos estudos!

 Rumo à universidade

Dica nº 1: conheça as provas

Realizar as provas das edições anteriores do Enem ajuda o estudante não somente a se familiarizar com o estilo do exame como a melhorar o tempo de resolução das questões e, ainda, identificar seus pontos fortes ou fracos na prova.

“Com esse diagnóstico em mãos, o aluno pode montar um cronograma de estudos que priorize essa ou aquela disciplina. Isso é fundamental para conseguir bons resultados no Enem. Treinamento é a chave do sucesso”, ressalta o coordenador Anderson Peixoto.

No http://inep.gov.br/provas-e-gabaritos você encontra as provas e gabaritos das últimas edições do Enem, é só fazer o download e colocar a mão na massa.

Dica nº 2: monte um plano de estudos

Para quem está estudando desde o início do ano, vale aproveitar esse período para revisar os conteúdos, priorizar as dúvidas que ainda existem e tentar resolvê-las. Elabore uma lista com os assuntos mais cobrados na prova e foque, principalmente, nos temas das áreas de maior peso no curso que você escolheu. “É fundamental que o aluno priorize nesse momento de revisão os conteúdos que considera mais difíceis e as áreas que pontuam mais, como matemática e redação”, complementa o coordenador do Master.

Dica nº 3: foco na Redação

Você sabia que, no Enem, a nota da redação representa 20% do resultado final dos candidatos? E que você tem, em média, entre 40 e 70 minutos para redigir esse texto? Ou seja,

além de dominar o tema de atualidades, o candidato precisa aprender a controlar o tempo para fazer um excelente texto na prova.

“Em 2017, os estudantes farão as provas de Linguagens e Ciências Humanas no mesmo dia da redação. Tradicionalmente, são provas mais extensas, de interpretação, que exigem muito do aluno. Por isso, é extremamente importante que o estudante saiba administrar o tempo para responder as questões com calma e, ainda assim, dedicar-se à redação”, explica Anderson Peixoto.

Para os especialistas no assunto, é fundamental que os estudantes façam, no mínimo, duas redações por semana, no entanto nessa reta final, vale aumentar o ritmo de produção e tentar fazer uma média de três redações semanalmente. Mas não adianta só escrever: revise e veja se o seu texto tem uma tese central que é defendida desde a introdução até a conclusão – que deve trazer sempre boas propostas de intervenção. Ler as redações nota mil nas edições passadas do Exame também é um ótimo modo de saber onde estão seus pontos fracos na hora de elaborar o seu texto.

Dica nº 4: priorize o que é mais cobrado no Enem

Com a proximidade das provas, é hora de tirar todo o atraso das disciplinas e revisar os conteúdos mais importantes de cada área de conhecimento. Para dar uma forcinha nessa tarefa, confira a lista de temas mais cobrados no Enem – elaborada pelos professores do colégio Master – e partiu, universidade!

 

Ciências da Natureza

Química 

– Ligações químicas; interação intermolecular e a sua relação com algumas propriedades das substâncias; o processo de oxirredução e suas aplicações; o estudo da energia, suas formas de conversão e aplicações no setor industrial – revise utilizando a termoquímica e eletroquímica; propriedade de ácidos e bases nos compostos orgânicos e inorgânicos, estudo do equilíbrio químico; estudo dos compostos orgânicos: estrutura, reconhecimento de função e aplicação; estudo da química como ciência que interfere na resolução de problemas ambientais.

Física

– Mecânica; eletricidade; termologia; ondulatória; óptica; magnetismo; análise dimensional.

Biologia

– Ecologia: aquecimento global, introdução de espécies exóticas, tecnologias de despoluição; biotecnologia: alimentos transgênicos, células-tronco; identidade dos seres vivos; moléculas, células e tecidos; hereditariedade; origem e evolução da vida.

Matemática e suas tecnologias

– Matemática básica: problemas com as quatro operações; múltiplos e divisores; frações; razão e proporção; porcentagem e problemas com equações.

– Funções de 1º e 2º graus, exponenciais, logarítmicas, trigonométricas; geometria plana e espacial; razões trigonométricas; progressões; análise combinatória e probabilidade.

 

Ciências Humanas

História

– Império; República Oligárquica e a Era Vargas; movimentos sociais e suas relações com o estado; choques culturais e Brasil Colônia; República Liberal Populista, ditadura e redemocratização.

Geografia

– Indústria; água; energia; urbanização e impactos ambientais da poluição; conflitos por terra; crescimento populacional; globalização; meio ambiente.

Filosofia

– Filosofia moderna e antiga; cultura; ética; ideologia; filosofia política e medieval; moral.

Sociologia

– Direitos, cidadania e movimentos sociais; trabalho e sociedade; estado, poder e política; desigualdades sociais; autores clássicos; meio ambiente e globalização.

 

Linguagens e códigos

Português

– Interpretação de texto; gêneros textuais; norma culta e popular; funções e figuras de linguagem; pontuação; uso dos conectivos.

Literatura

– Relação entre os movimentos literários e seus equivalentes em outras artes; modernismo brasileiro; vanguardas europeias; arcadismo; barroco; parnasianismo; romantismo.

Inglês

– Interpretação de texto: treine o domínio da língua lendo notícias de sites como o Newsweek, Breaking News English e a BBC; gramática; tempos verbais; recursos de linguagem.

Espanhol

– Interpretação de texto: treine o domínio da língua lendo notícias de sites como El País, Clarin e El Mundo; discursos e tipos textuais; gramática: foco em advérbios, conjunções e verbos.

 

É anotar e dar start nos estudos!